LOUVEIRA: Conselho de Segurança se reúne no Bairro Vassoural

No dia 19 de maio, membros do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança de Louveira, se reuniram no Centro Comunitário do Bairro Vassoural, para discutir assuntos de segurança pública do município.

Estiveram presentes lideranças de vários bairros da cidade, os Agentes de Segurança Pública, incluindo o Delegado Titular Dr. Roberto Souza Camargo Jr., Sargento PM Anderson Torres, da Polícia Militar (PM), Comandante da Guarda Municipal (GM), José Capaci, bem como da presença dos Secretários de Segurança Dr. Osvaldo Roberto Candido, de Finanças Paulo O. Franzini, e de Serviços Públicos Clayton Finamore. Participaram também o Vereador Fabio Borriero, o Presidente da Associação Comercial Durval Alides Cogo e o presidente da Associação de Moradores do Bairro, Clovis Martins Faustino.

O principal assunto da pauta são as iniciativas que, tanto a PM quanto a GM, estão fazendo nas escolas para a conscientização dos jovens quanto aos seus comportamentossociais, prevenção aos maus feitos e os malefícios do uso de drogas. Interage-se com os mesmos, alertando quanto aos seus direitos, bem como e principalmente, quanto às suas obrigações como cidadãos de bem. Nessas conversas, comenta-se também a responsabilidade da direção e dos professores das escolas em se manter a disciplina de seus alunos e a proximidade que os mesmos têm que ter com os pais.

Outro assunto também comentado continua sendo a necessidade de mais rondas preventivas nos bairros para coibir a perturbação e abordagem que os moradores em situação de rua fazem aos transeuntes. As autoridades confirmam que as operações conjuntas com as três polícias, deverão continuar a ocorrer para combater todo o tipo de ação criminal.

Ao comentar sobre os incidentes criminais de abril e maio, os agentes de segurança pública informaram que houve uma diminuição nos crimes de violência doméstica, mas houve aumento de crimes de estelionato pela internet e autuações em relação ao trânsito. As autoridades policiais alertam que em relação a esse tipo de crime pela internet, com o surgimento da pandemia do Covid-19, essas práticas se multiplicaram visto que, grande parte da população, principalmente os idosos, se viu obrigada a passar mais tempo em casa, o que, consequentemente, aumentou o número de pessoas conectadas a internet. Nessa toada, os criminosos têm agido cada vez mais e feito várias vítimas no mundo virtual. Como o alvo dos marginais está concentrado nos jovens e idosos, recomendam que a família faça esse trabalho de conscientização e orientação a esse tipo de população a terem cuidado ao informar dados pessoais ou entregar seus cartões ou celulares a pessoas supostamente representantes dos bancos.

O secretário de Serviços Públicos fez uma explanação sobre os serviços que coordena, que é o de zeladoria urbana. Ele disse que é importante e necessário manter a cidade limpa, iluminada e organizada, para desestimular as más condutas. Incentivou os presentes a informar os problemas de suas ruas através do telefone 3878.9900 ou pessoalmente.

O secretário de Segurança informou a readequação da estrutura da Guarda Municipal (GM), tanto em equipamento quanto a capacitação de novos agentes. Informou também que existe um trabalho técnico, baseado nas incidências criminais de cada localidade, na instalação das câmeras de monitoramento. Informou também sobre os trabalhos de atendimento aos moradores em situação de rua, com a integração das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Segurança.

Desta vez, voltamos a realizar uma reunião que chamamos de itinerante ou seja, todo os agentes de segurança pública vão até o bairro onde a população mora e nesta noite fomos até o bairro do Vassoural. Em todas nossas reuniões, procuramos cada vez mais fortalecer a interação entre o cidadão e as polícias, no sentido de conversar com as pessoas e entender melhor as dores da população que está sob a ameaça do crime e o que ela sente em relação à insegurança e à impunidade. Por outro lado, procura-se também entender o que o policial sente ao vestir a farda para cumprir sua árdua missão em nos proteger. Conseguimos fazer esse exercício e nos colocar no lugar das pessoas, pois constantemente estamos tentando entender e tornar visíveis para a população as atividades dos profissionais de segurança. Esses profissionais têm uma carga de pressão brutal e merecem todo o nosso reconhecimento e uma política de valorização profissional, pois primam pelo zelo de sua função, com honestidade e correção de propósitos, sempre com a finalidade de proteger a integridade do cidadão e os bens públicos e privados, coibindo as infrações administrativas e os ilícitos penais. Hoje contamos pela última vez com a presença do Sargento Torres, que comunicou sua transferência para outra cidade e aproveitamos a oportunidade para agradecer por todo o empenho próprio e de sua equipe, prestado à nossa cidade, desejando-lhe sucesso nesse novo desafio”, comentou o presidente do CONSEG Louveira, José Dimas Bessornia

E-mail para contatos com o CONSEG:  conseglouveirasp@gamil.com

(Da Redação FOLHANOTICIAS)

468 ad