LOUVEIRA: Corte de energia causa transtornos e prejuízos no Centro
Os procedimentos para a troca da rede de energia que a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) realizou na quinta-feira, 4, causou transtornos e prejuízos em parte da região central de LOUVEIRA. A área atingida concentra locais de importância, como uma movimentada agência bancária, diversos estabelecimentos comerciais e até o Fórum da cidade. Segundo relatos, o procedimento ocorreu sem prévio aviso por parte da empresa e vem se repetindo com frequência em diversos bairros de LOUVEIRA, sem respeitar usuários e consumidores.
A ‘interrupção surpresa’ da energia elétrica revoltou quem mora e trabalha na região. Arley Longchamps, dono do restaurante Tarantella, relatou à reportagem da FOLHA que o serviço foi prejudicado e que teve prejuízos: “O corte, que coincidiu com o horário de almoço, nos deixou sem sistema, sem ter como computar o peso dos pratos e sem refrigeração, além do transtorno com arquivos e servidores”. Já a Juíza Titular e Administradora do Fórum Municipal – que estava há quase três horas sem energia elétrica no momento da entrevista, Dra Viviane Dourado Berton, contou que as atividades do Fórum (inclusive Audiências) foram prejudicadas, já que o sistema é 100% digital. A juíza também contou à reportagem da FOLHA que a CPFL não mandou nenhum comunicado informando sobre o corte programado. Um comerciante que preferiu não se identificar disse que o desrespeito deveria ter punição. “Isso acontece porque a CPFL não respeita ninguém. Eles chegam na rua e desligam a energia sem avisar a nós, consumidores, que pagamos. Quanta falta de respeito! Cadê a Justiça nestas horas?”, desabafa. Não é a primeira vez que a CPFL causa esse tipo de transtorno à cidade. A FOLHA registrou seis casos parecidos somente neste ano; a própria redação do jornal sofreu com a interrupção do serviço. Segundo regulamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), ao realizar obras que necessitem de cortes de energia, a concessionária deve avisar, por escrito, todos os consumidores que forem ser atingidos com 72 horas de antecedência, o que não aconteceu em LOUVEIRA, mais uma vez. Segundo a Assessoria de Imprensa da companhia, o aviso foi emitido aos consumidores. Os comerciantes e moradores que tiveram algum tipo de prejuízo com tal medida, devem procurar seus direitos, no Procon (a pessoa física) ou ingressar com Ação Judicial através de um advogado.