LOUVEIRA: Cultura da Paz como Expressão Feminina tem palestra na Câmara de Louveira

As coordenadoras da Organização da Sociedade Civil (OSC) ‘Chá Comigo, Chá Conosco’, Alessandra de Angelis e Marcela Molk apresentaram no plenário da Câmara Municipal de LOUVEIRA, na quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, às 19h, a palestra ‘A Cultura da Paz como Expressão Feminina’, focada no respeito à vida e na rejeição da violência, contra a mulher, a criança, o idoso, e a diferença de gêneros, crenças, classes e ideologias.

RODAS DE CONVERSA
Coube a Alessandra de Angelis uma breve exposição da ‘OSC Chá Comigo, Chá Conosco’, que tem como visão o poder de ações coletivas na transformação positiva do ser humano e da humanidade. Segundo Alessandra, que além de professora de Yoga é também administradora, o nome Cha, não vem apenas do popular ‘chá’, mas de CHA – conhecimento, habilidade e atitude, uma nova filosofia que surgiu nos últimos anos para avaliação profissional, e que está presente na realização de Rodas de Conversas para levar conhecimento, habilidade e atitude entre as mulheres focalizando temas de interesse do universo feminino e de sua trajetória na sociedade, ainda bastante hostil com as mulheres a ponto de a cada 5 minutos duas mulheres são agredidas no Brasil. Mesmo com o advento da Lei Maria da Penha, a violência contra a mulher continua ceifando preciosas vidas inocentes.

TIPOS DE VIOLÊNCIA
E a violência contra a mulher não é apenas física, com espancamentos e assassinatos, mas também psicológica, através da intimidação, manipulação, ameaças, humilhação, isolamento e repressão violenta a crenças, decisões e escolhas. Outro tipo bem comum de violência contra a mulher é a patrimonial, que promove danos, perdas, subtrações, destruição e retenção de objetos, documentos e bens por qualquer ato ou omissão. E a não menos danosa violência moral que ataca a honra ou a reputação da mulher através de calúnia, difamação ou injúria. Ao olhar para essa realidade é que surgiu a vontade de se criar a OSC Chá Comigo, Chá Conosco, para atuar na contramão dessa violência e na valorização da mulher em suas inúmeras formas de ação e expressão.

FLOR DE LÓTUS
Enquanto que a Marcela Molk apresentou um pouco do projeto Flores de Lótus, que promove ações de cultura da paz por meio da yoga, arte-educação, danças, cultura e sustentabilidade. Segundo Marcela, o projeto Flores de Lótus tem como objetivo fortalecer a expressão da humanidade feminina por meio do convívio das mulheres em encontros, danças, terapias integrativas, oficinas, palestras e mobilização social. Marcela explicou que o nome Flores de Lótus foi escolhido pela característica principal do lótus que nasce em meio à lama e surge à tona por meio de uma linda flor branca, representando a superação de limites mesmo em ambiente desfavorável, o que é também uma característica das mulheres.

AÇÕES VOLUNTÁRIAS
Consciente de que não pode resolver o problema do mundo, a ‘Chá, Comigo, Chá Conosco’, faz a sua parte promovendo ações coletivas generosas e solidárias, a exemplo de visitas a Casas de Repouso com atividades que elevem a auto-estima e promovam o bem-estar das pessoas confinadas. Nesse sentido são realizadas ações voluntárias de manicure, maquiagem e cabeleireira, tudo regado a num bom e feliz café da tarde acompanhado com músicas ao violão.

CONTATOS
Para mais informações contatem www.chacomigochaconosco.org.br  ou por meio do email contato@chacomigochaconosco.org.br. Disque-denúncia 180, que presta informações sobre leis e campanhas, como e onde registrar Boletim de Ocorrência (BO) em casos de violência contra a mulher, como procurar Casas de Abrigo, locais sigilosos que só podem ser indicados por delegacias e CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), além de fornecer informações sobre defensorias, no caso de ação de divórcio. No 180 a pessoa pode fazer a sua denúncia com sigilo absoluto, e só após autorização do denunciante é que a queixa é levada para o Ministério Público (MP), Secretaria de Segurança Social dos estados e Corregedoria.

468 ad