LOUVEIRA: Duplicação da Romildo Prado obriga a Câmara a construir edifício-garagem
Por pouco não virou um ‘elefante branco’, tal o número de erros cometidos na construção da imensa, mas mal planejada, Câmara Municipal de LOUVEIRA. Basta dizer que as fundações não permitem a construção de novos andares em nenhuma das edificações do complexo de prédios que abrigam o Poder Legislativo do Município. E também não foi previsto o estacionamento (pasmem!) para uma Câmara cujo plenário comporta 350 pessoas, além de uma população ‘fixa’ de funcionários, vereadores e assessores em torno de 62 pessoas.
ESTACIONAMENTO IRREGULAR
Em reunião realizada quarta-feira, 20, às 11h, no Gabinete do presidente, vereador Nilson Cruz, com a presença da arquiteta Josiane Boteon, e do diretor da Casa, Dr. Dario Figueiredo, Nilson Cruz informou que desde janeiro as modificações estruturais que ocorrerão na Câmara, em consequência das obras de duplicação da rodovia Romildo Prado, estão sendo discutidas com funcionários e vereadores.
“O projeto original do prédio da Câmara não previu um estacionamento, e o que vinha sendo utilizado ocupava de forma irregular um terreno de propriedade da Concessionária Rota das Bandeiras, que administra a rodovia Romildo Prado. Com a duplicação da via, este terreno será utilizado na construção de uma alça de acesso que acabará com o estacionamento e bloqueará a entrada atual”, revela Nilson Cruz.
EDIFÍCIO-GARAGEM
Nilson explica que essa via marginal dará acesso aos bairros próximos e servirá de retorno para a rodovia e deve facilitar a vida de muitas pessoas, além de criar uma segunda alça de acesso, um segundo trevo na Rodovia Romildo Prado, que hoje sofre com os congestionamentos. “Essa mesma alça comportará uma via de desaceleração para acessar a nova portaria de entrada para os carros – que ficará preferencialmente na frente da Câmara, sendo que a portaria atual vai continuar funcionando normalmente para a entrada e saída de visitantes a pé. A entrada atual de veículos será desativada porque, na frente, será construída uma rotatória, com uma ponte”, conta o presidente da Câmara.
E agora, onde estacionar? Nilson Cruz explica que “com a desativação do ‘estacionamento’ até então utilizado, e sem espaço para comportar um estacionamento interno, a solução encontrada foi a construção de um edifício – garagem – que ocupará o local onde fica a sala de motoristas, o refeitório, a cozinha e o estacionamento dos veículos da Câmara”.
TRANSPARÊNCIA TOTAL
O presidente explicou que, depois de debater amplamente as mudanças estruturais que, obrigatoriamente serão operacionalizadas na Casa de Leis, para suprir as novas demandas surgidas com a duplicação da Rodovia Romildo Prado, foi aberto um edital para a criação do projeto arquitetônico. “O certame teve a participação de quatro empresas, sendo vencedora a WBB Construções, de Indaiatuba”, explicou o diretor Dr.Dario. Já Nilson fez questão de enfatizar o processo de discussão e transparência que envolve o projeto. “Tão logo ficou definida a empresa, tiveram início, então, as reuniões da WBB com vereadores e funcionários no sentido de proporcionar total transparência no processo e ampla participação dos trabalhadores na construção do projeto arquitetônico para que não mais se observem a sequência de erros cometidos por administrações passadas, inclusive no recém-construído prédio do ‘Anexo’ em que foram apontados alguns problemas’”, observa.
ACESSIBILIDADE
“Houve uma preocupação exagerada com a questão da ‘sustentabilidade’ e da Câmara ‘verde’ que ficaram apenas no discurso, porque para a Casa do Povo, a questão da acessibilidade deveria ser amplamente contemplada. Mas o Anexo desprezou esse aspecto. Tanto que até os sanitários impedem que qualquer pessoa com mobilidade reduzida possa ter acesso – além de uma série de erros primários que não podem mais ser observados em uma construção moderna”, opina Nilson.
Responsável pela criação do projeto, a arquiteta Josiane Boteon, da WBB, comentou que o edifício-garagem comportará 140 vagas, terá 4 pavimentos e será amplamente acessível com a construção de rampas e equipamentos que facilitem o deslocamento de cadeirantes, idosos e pessoas com problemas de mobilidade. “Quanto ao prazo para a construção do edifício e com as modificações internas, serão necessários 18 meses. O edifício será fundamentado para suportar novos andares de acordo com as necessidades da Câmara, como por exemplo, o aumento do número de vereadores. Existem duas possibilidades para o novo acesso à Câmara: tanto pelos fundos da Câmara, como pela frente – o preferido, que ficará na alça de acesso a ser construída na Romildo Prado”, esclareceu a arquiteta.
NOVO VIADUTO
Segundo a Concessionária Rota das Bandeiras, deverá ser construído um viaduto para o retorno e acesso aos dois sentidos da via, à Câmara e aos bairros próximos, evitando assim o perigoso cruzamento da pista que tem sido responsável por inúmeros acidentes. Tanto que a derrubada das árvores, antes proibida, e que motivou a paralisação das obras, agora, com a devida autorização dos órgãos ambientais competentes, já se encontra em fase adiantada.
2 DE JUNHO
Mas as definições só ocorrerão mesmo no dia 2 de junho, terça-feira, na reunião a ser realizada às 18h, na própria Câmara, com a participação da empresa concessionária, da empresa criadora do projeto arquitetônico, de vereadores, do prefeito, secretários, funcionários e a população interessada. O diretor Dr. Dario Figueiredo garantiu que, conforme consta em Lei, para a construção do edifício-garagem será aberto um novo edital de modo que uma nova empresa seja escolhida para executar o projeto da obra dentro das especificações determinadas no projeto arquitetônico, o qual foi amplamente debatido com os principais interessados: os funcionários que vivem o dia da Câmara, os vereadores e suas respectivas assessorias. A população também ficará sempre informada sobre andamento das obras.