LOUVEIRA: Em sessão rápida, quatro projetos são aprovados e Ceil Bairro é homenageado
Apesar de rápida, a 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de LOUVEIRA, realizada na terça-feira (4), encontrou tempo para aprovar, por unanimidade, quatro projetos, um de autoria do Poder Executivo Municipal, e três do vereador Laércio Néris (PTB). O projeto do Executivo Municipal dispõe adequar a redação da Lei 2567/2017, para compatibilizar as leis orçamentárias do município. Já os projetos apresentados pelo vereador Laércio Néris dispõem sobre a criação de três datas comemorativas municipais, com o objetivo de conscientizar e estimular a participação da sociedade em temas de relevância. A sessão ainda aprovou uma Moção de Congratulação pelos 10 anos do Ceil Bairro e 40 indicações para melhorias na cidade.
DATAS RELEVANTES
O primeiro projeto de autoria de Laércio Néris a ser aprovado dispõe sobre a criação do Dia do Empreendedorismo, marcado para o dia 19 de novembro, com a finalidade de reunir a sociedade civil organizada, como forma de fomento às atividades relacionadas ao tema.
O vereador Laércio Néris também aprovou o projeto que cria a Semana da Pessoa com Deficiência no município, a ser realizada na semana do dia 3 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A Semana também tem por objetivo realçar a conscientização dos direitos das pessoas com deficiência, por meio de atividades que discutam o tema, como palestras, oficinas, campanhas e atividades. O vereador Laércio propôs na lei que as atividades sejam direcionadas ao desenvolvimento de temas relacionados ao assunto, com prioridade nas áreas da cultura, esporte, lazer, saúde, educação, legislação, promoção e assistência social.
Por fim, Laércio Néris conseguiu aprovar o projeto que cria a Semana de Prevenção do Câncer Bucal, a ser promovida na segunda semana de abril, com os objetivos de estimular a prevenção do câncer de boca, com a realização de ações educativas, em especial sobre escovação e higienização dos dentes, gengivas e língua, e a conscientização sobre a importância de se visitar um dentista regularmente. Promover debates e eventos para direcionar políticas públicas sobre o tema também estão entre as atividades propostas.
10 ANOS CEIL
Única moção da noite, e aprovada por unanimidade, de autoria do vereador Helinho (PTB), homenageia a educação pública de LOUVEIRA que está em festa comemorando os 10 anos de existência do Centro Educacional Integrado de LOUVEIRA (Ceil Bairro), primeira escola integral do município e que desenvolve atividades recreativas aliadas ao ensino fundamental e infantil construído na Gestão do finado prefeito Dr. Eleutério Malerba.
O Ceil atende hoje aproximadamente 870 crianças e foi fundado em janeiro de 2008 como uma nova proposta educacional pública de LOUVEIRA. Além do Ensino Fundamental regular e da Educação Infantil, o Ceil é uma escola que oferece diversas outras atividades recreativas e didáticas às crianças, como oficinas de pintura, dobradura, música, dança e contação de histórias, bem como atividades esportivas de futsal, futebol, basquete, vôlei, rúgbi, handebol, caratê, atletismo e jogos de tabuleiro.
O vereador Helinho ressaltou o trabalho desenvolvido pela equipe de servidores que se dedica a cuidar das crianças de forma exemplar. Parabenizou a secretaria de Educação de Louveira, na pessoa da secretária Juliana Euzébio, presente à sessão, da coordenação pedagógica, dos professores e funcionários que transformaram a escola em exemplo para toda a região. “Quando o Ceil foi inaugurado, há dez anos, ouvi muitas pessoas questionarem o tamanho da escola, que era um prédio enorme. E hoje, com toda essa estrutura, a gente sabe que é um exemplo a ser seguido e sempre contará com o apoio deste vereador”, comentou. O Ceil Bairro atende crianças de 4 a 10 anos com uma equipe composta por gestora, quatro coordenadoras, 19 funcionários em geral, 30 monitores e 53 professores. Helinho destacou em sua justificativa que o Ceil Bairro tem como missão “continuar garantindo o desenvolvimento das crianças em todas as suas dimensões- intelectual, física, emocional, social e cultural. Promovendo sempre a equidade ao reconhecer o direito de todos de aprender e acessar oportunidades educativas diferenciadas e diversificadas”.