LOUVEIRA: Equoterapia é novidade em tratamento terapêutico
A Secretaria de Saúde de LOUVEIRA oferece a equoterapia como método terapêutico e educacional. A ação utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar na área de Saúde. Em Louveira, cerca de 20 pacientes, entre crianças e adolescentes com necessidades especiais, são atendidos por esse tratamento, realizado no Instituto ‘Passo a Passo’, em Itatiba.
Os benefícios começam no momento em que o aluno entra em contato com o animal. Inicialmente, o cavalo representa um problema novo com o qual o praticante terá que lidar, aprendendo a maneira correta de montar ou descobrindo meios para fazer com que o animal aceite seus comandos. Essa relação contribui para o desenvolvimento da autoconfiança e afetividade das crianças.
A sessão pode durar até 50 minutos, dependendo de cada paciente e suas necessidades específicas. “O espaço terapêutico atende pessoas com várias necessidades especiais. Cada sessão é adaptada ao paciente específico; é bem particular o trabalho realizado”, afirma a presidente do Instituto, Claudia Mota.
Moradora de Louveira, Maria de Lourdes Moreira, mãe do Matheus, elogiou o trabalho. “Meu filho participa há quatro anos. Ele teve uma melhora enorme; adora vir, fica feliz com o tratamento que recebe, tem maior controle de tronco agora, de postura”, afirma a mãe, explicando os benefícios da terapia.
O Instituto, em Itatiba, promove terapias através dos cavalos, atendendo pessoas da região. O local dispõe de cavalos treinados, pistas padronizadas, cocheiras, piquetes, espaço para os cuidados com os cavalos, salas para avaliação, setor administrativo, auditório e ampla área verde.
o e ampla área verde.