LOUVEIRA: Feira de Adoção em Louveira é no próximo sábado

lou_feria-adocao_cred-pmlAmanhã, 19, das 8h às 12h, acontece mais uma edição da ‘Feira de adoção de animais’ de LOUVEIRA. O encontro é promovido pelo Serviço de Controle de Zoonoses (SCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de LOUVEIRA, e será realizado na rua Armando Steck, 178 (em frente ao Banco Bradesco).

RESPONSABILIDADE
Para dar um novo lar para os bichinhos é preciso ter mais de 18 anos, portar RG e CPF e preencher um termo de responsabilidade no local. Pelo menos dessa vez não é obrigatório portar o polêmico ‘cartão cidadão’. Todos os animais participantes da feira já estão devidamente vacinados e vermifugados pela equipe do SCZ. São cães e gatos, machos e fêmeas, adultos e filhotes.

CASTRAÇÃO
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de LOUVEIRA realiza, durante todo o ano, a campanha permanente de castração gratuita em cães e gatos dos moradores da cidade. Para participar do programa, o dono ou responsável pelo animal deve ser maior de 18 anos e é necessário levá-lo junto para o agendamento, pois serão feitas as avaliações clínico-veterinárias, bem como perguntas a respeito da saúde do bicho de estimação. Porém, desta vez, se faz necessário levar o cartão cidadão, além de CPF, RG, comprovante de residência e carteira de vacinação do animal.

VACINAÇÃO
O atendimento clínico, que também é gratuito, é feito todas as segundas e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Além de todos os serviços prestados à população, o centro ainda realiza a vigilância e o controle da raiva animal através do envio de materiais para análise, além da campanha de vacinação anual. Já as cirurgias são realizadas todas as terças, quartas e sextas. A Secretaria de Saúde ressalta que a castração é importante para o controle da população de cães e gatos, além de proteger a saúde do animal.

MICROCHIP
Outro serviço que merece destaque é a identificação animal por meio de microchip. Trate-se de um micro circuito eletrônico que possui um código único e inalterável, portanto, cada microchip tem um número que é vinculado ao cadastro do animal e seu respectivo responsável. É importante ressaltar que, ao contrário do que muitos pensam, o microchip não tem função de rastreabilidade por satélite, apenas a identificação animal.

AGENDAMENTO
Os interessados devem comparecer para os agendamentos as segundas e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h ás 16h, no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Aparecido Ribeiro Damasceno, nº 45, Bairro Leitão. Não são feitas avaliações nem agendamentos fora destes dias.

468 ad