LOUVEIRA: Festa de Santo Antônio comemora 85 anos de história e 50 anos de Paróquia

Começa neste fim de semana, a tradicional Festa de Santo Antônio, em LOUVEIRA. Além de boa comida, barracas típicas, e shows regionais, tem o sorteio da rifa de dois carros zero Km, sendo um Chevrolet Ônix e um Renault Kwid, mais três TVs. Neste ano, a comemoração é em dobro. A Paróquia Nossa Senhora Mães dos Homens e Santo Antônio de Pádua celebra 50 anos de fundação, e a tradicional Festa de Santo Antônio chega aos 85 anos de história.

Tudo começou em 1933, quando imigrantes italianos organizaram a primeira quermesse, e em 1939 teve início a construção da Igrejinha de Santo Antônio e a Festa da Pedra Fundamental da Igreja foi comemorada com uma churrascada. Na colocação da pedra fundamental foi celebrada uma missa campal presidida pelo Padre Arthur Ricci, então pároco de Jundiaí. Com a continuação a Festa de Santo Antonio passou a ser o grande acontecimento do ano em LOUVEIRA, e todos se preparavam com suas roupas novas cheias de glamour.

NOVA IGREJA
Mas com o crescimento da comunidade do Bairro Santo Antônio, houve a necessidade da construção de uma igreja maior. E graças ao empenho do Padre Pedro Sanches e de toda a comunidade o projeto da nova igreja foi aprovado e coube ao finado Bispo Dom Gabriel inaugurar a pedra fundamental da construção. Para realizar o sonho da nova igreja foram realizados festas, rifas, bingos e doações aconteceram até que em 13 de junho de 1968, o Bispo Dom Roberto Pinarelo de Almeida, realizou a solene sagração da Matriz da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e Santo Antonio de Pádua. E com a construção da nova igreja as festas passaram a ser realizadas em frente à mesma, totalizando 50 anos de Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e Santo Antônio de Pádua, e 85 anos de Festa em homenagem ao co-padroeiro Santo Antonio.

SORTEIOS
Então, desde a primeira edição da festa, tudo era produzido pelos voluntários utilizando as doações recebidas. A tradição de se realizar rifas de carros para arrecadar fundos durante a festa se mantém até hoje. O primeiro carro rifado foi um fusca branco e o ganhador foi Antônio Bevilacqua. Nos anos seguintes, além de carro, também eram sorteados moto e TV. Este ano, a exemplo do ano passado, o sorteio será de dois carros, um Chevrolet Ônix, como primeiro prêmio, um Renault Kwid, em segundo, e três TVs como 3º, 4º e 5º prêmios. As rifas estão à venda na secretaria da paróquia ao custo de R$ 25,00 a cartela, e o sorteio será no dia 23 de Junho. Para adquirir a rifa da Festa de Santo Antônio, basta entrar em contato com representantes da Paróquia, no evento, ou ligar na Igreja pelo (19) 3848-1187. 

NOVENA
Segundo o Padre Carlos Rafael Casarin, atual responsável pela Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e Santo Antônio de Pádua, durante a Novena de Santo Antonio serão realizadas 13 celebrações (Trezena) de 01 a 13 de junho, sempre às 19h30, em LOUVEIRA, Jundiaí e Salto, com o objetivo de se fazer uma reflexão sobre a vida e a missão de Santo Antônio na existência da Igreja e da vida de cada pessoa.

COMES E BEBES
Quanto à parte social, durante quatro finais de semana (sábado e domingo) acontece a tradicional festa com deliciosas barracas típicas oferecendo comidas e bebidas como chopp, refrigerantes, sucos, frutas, calabresa, churrasco, pastel, polenta, frango e pizzas de vários sabores, sendo que aos sábados começa às 18h e aos domingos a partir das 10h, sem hora para terminar.

MISSA SOLENE
E no dia 13 de junho, dia de Santo Antonio, às 19h30 haverá uma missa solene marcando o ponto principal da festa que é a espiritualidade, focalizando o poder da oração e o servir ao próximo. E ao mesmo tempo valorizar o co-padroeiro, unir os fiéis e arrecadar fundos para os projetos que a vontade de Deus colocou para a igreja realizar. A expectativa este ano é que mais de 60 mil pessoas visitem a festa para participar da parte espiritual e do aspecto social do evento que continuará até o dia 01 de julho (domingo).

468 ad