LOUVEIRA: Festa de Santo Antônio em Louveira comemora 84 anos com muita fé e sorteio de carros
Tudo começou em 1933, quando imigrantes italianos organizaram a primeira quermesse, e em 1939 teve início a construção da Igrejinha de Santo Antonio e a Festa da Pedra Fundamental da Igreja foi comemorada com uma churrascada. Na colocação da pedra fundamental foi celebrada uma missa campal presidida pelo Padre Arthur Ricci, então pároco de Jundiaí. Com a continuação a Festa de Santo Antonio passou a ser o grande acontecimento do ano em LOUVEIRA e todos se preparavam com suas roupas novas cheias de glamour.
NOVA IGREJA
Mas com o crescimento da comunidade do Bairro Santo Antônio, houve a necessidade da construção de uma igreja maior. E graças ao empenho do Padre Pedro Sanches e de toda a comunidade o projeto da nova igreja foi aprovado e coube ao finado Bispo Dom Gabriel inaugurar a pedra fundamental da construção. Para realizar o sonho da nova igreja foram realizados festas, rifas, bingos e doações aconteceram até que em 13 de junho de 1981 o Bispo Dom Roberto Pinarelo de Almeida realizou a solene sagração da Matriz da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e Santo Antonio de Pádua. E com a construção da nova igreja as festas passaram a ser realizadas em frente à mesma.
SORTEIOS
Então, desde a primeira edição da festa, tudo era produzido pelos voluntários utilizando as doações recebidas. A tradição de se realizar rifas para arrecadar fundos para a festa se mantém até hoje. O primeiro carro rifado foi um fusca branco e o ganhador foi Antônio Bevilacqua. Nos anos seguintes além de carro também eram sorteados moto e TV. Este ano haverá o sorteio de dois carros, um Chevrolet Ônix, como primeiro prêmio, um fiat Mobi, em segundo, e três TVs como 3º, 4º e 5º prêmios. As rifas ainda estão à venda na secretaria da paróquia, e o sorteio será no dia 24 de Junho.
NOVENA
Segundo o Padre José Donizeti do Carmo, atual responsável pela Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e Santo Antonio de Pádua, durante a Novena de Santo Antonio serão realizadas 13 celebrações de 5 a 13 de junho, sempre às 19h30, com o objetivo de se fazer uma reflexão sobre a vida e a missão de Santo Antonio na existência da Igreja e da vida de cada pessoa.
COMES E BEBES
Quanto à parte social, durante quatro finais de semana (sábado e domingo) acontece a tradicional festa com deliciosas barracas típicas oferecendo comidas e bebidas como calabresa, churrasco, pastel, polenta, frango, bebidas e chopp, sendo que aos sábados começa às 18h e aos domingos a partir das 10h.
MISSA SOLENE
E no dia 13 de junho, dia de Santo Antonio, às 19h haverá uma missa solene marcando o ponto principal da festa que é a espiritualidade. E ao mesmo tempo valorizar o co-padroeiro, unir o povo e arrecadar fundos para os projetos que a igreja almeja colocar em prática. A expectativa este ano é que mais de 50 mil pessoas visitem a festa. O evento continua com toda força neste fim de semana.