LOUVEIRA: FORÇAS DE SEGURANÇA, SECRETARIA DE OBRAS, E MORADORES DO ’TERRA DA UVA’ PARTICIPAM DA REUNIÃO DO CONSEG
Na noite da quinta-feira (14), foi realizada mais uma reunião mensal do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) de LOUVEIRA. O evento se deu no Salão de Eventos do Complexo Esportivo Terra da Uva e contou com a presença de lideranças de vários bairros da cidade, como agentes de Segurança Pública, incluindo Chefe dos Investigadores, Paulo Stefani, representando o Delegado Titular, 1º. Sargento PM Luiz Gustavo Rufino, Comandante da Guarda Municipal (GM), José Capaci, bem como da presença do Diretor da Guarda Municipal, Paulo Vicente Soares, representando o Secretário de Segurança, do secretário de Serviços Públicos, Clayton Finamore, e do Coordenador do Complexo, Aparecido de Lucena Braga.
![](https://www.fn10.com.br/wp-content/uploads/2022/07/7C04A159-13D8-485C-9C1D-695163D353B2-600x338.jpeg)
Como dinâmica mensal, as autoridades policiais comentaram sobre os índices de criminalidade da cidade do mês de junho, destacando que, a despeito do aumento da criminalidade das cidades circunvizinhas, os casos de Louveira foram reduzidos e pode-se dizer que estão dentro a padrões, com sucessivas quedas nestes primeiros meses do ano. Destacou-se a diminuição nos crimes de violência doméstica e de estelionato pela internet. As operações conjuntas continuam a ocorrer, principalmente no combate às infrações de trânsito e perturbação do sossego, bem como as iniciativas que, tanto a PM quanto a GM, estão fazendo nas escolas para a conscientização dos jovens quanto aos seus comportamentossociais, os malefícios do uso de drogas e principalmente de suas responsabilidades como cidadãos. O novo Comandante da PM, 1º. Sargento PM Gustavo comentou que todos os recursos necessários para executar os trabalhos na cidade, além da equipe própria, caso necessário, conta também com recursos estratégicos vindos das cidades da região, além de helicópteros vindo da Capital.
Comentou também sobre a parceria entre a Prefeitura de Louveira e a Polícia Militar que realizou dia 30 de junho a formatura de 400 alunos dos quintos anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Originário da PM, esse treinamento é ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, estudantes e Secretaria de Educação, com ênfase na prevenção ao uso de drogas e à violência.
![](https://www.fn10.com.br/wp-content/uploads/2022/07/2EF98BB8-3424-465F-A8FF-D1AEA639FDC3-600x338.jpeg)
O Secretário de Serviços Públicos comentou que além de tudo isso que está sendo feito em prol da segurança pública, existe a combinação com a operação de zeladoria urbana, que tem como objetivo realizar ações de limpeza emanutenção, que inclui: roçada, corte de mato, poda de árvores, remoção de entulhos, varrição manual, pintura de guias e sarjetas, tapa-buraco, limpeza de bueiros, troca de lâmpadas, pintura de áreas de lazer, entre outros, por todas as regiões da cidade. A ação em cada bairro conta com espaço destinado à saúde, como: aferição de pressão e glicemia, realização de testes e vacinação contra covid-19 e gripe.
“Uma vez mais realizamos uma reunião que chamamos de itinerante, ou seja, todo os agentes de segurança pública vão até o bairro onde a população mora e, nesta noite viemos até o bairro do Terra da Uva. Em todas nossas reuniões,procuramos cada vez mais fortalecer a interação entre o cidadão e as polícias. Na reunião, existiu o consenso que a sucessiva redução dos índices de criminalidade muito se deve ao investimento feito pela Prefeitura na reavaliação do circuito interno de vídeo monitoramento, culminando com a instalação dos totens de monitoramento, além de novas câmeras de vigilância espalhadas pelos pontos chaves da cidade bem como do empenho integrados de todas forças de segurança,na qual o Conseg se insere. Desta vez, nessa reunião, a despeito de toda a comunicação e chamamento feito através da imprensa e mídias sociais, a presença de moradores foi modesta. Entendemos os diversos motivos, porém os mesmos deveriam esforçar-se e aproveitar a oportunidade para participar na gestão integrada de segurança preventiva aqui no bairro, discutindo e proponho melhorias, ou seja, exercendo o seu papel de cidadão alerta. O Conseg, com essa reunião, realizou uma operação integrada com a Prefeitura através dos serviços de zeladoria urbana, forças policiais, com a coordenadoria do Complexo e estamos fazendo a nossa parte, esperando cada vez mais a contrapartida da comunidade de bem, alertando e cobrando por responsabilidades individuais. Isto por si só nos motiva, pois existe aí um potencial a ser desenvolvido, comentou o Presidente do CONSEG Louveira, José Dimas Bessornia.
E-mail para contatos com o CONSEG: conseglouveirasp@gamil.com
(Da Redação FOLHANOTICIAS)
![](https://www.fn10.com.br/wp-content/uploads/2022/07/4FACFA37-C220-4CCE-9B55-6588F414FD39-600x450.jpeg)