LOUVEIRA: ‘GRES Tradição’ traz Hanna&Barbera dos estúdios para o Carnaval louveirense

Continuando a série de reportagens com as escolas de samba de LOUVEIRA, que vão desfilar na Avenida José Niero no sábado (2) e segunda-feira (4), a reportagem da FOLHA NOTÍCIAS esteve conversando com Luís Fernando Martins Cruz, o conhecido Ferpa, presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Tradição (GRES) de LOUVEIRA, fundado no dia 6 de fevereiro de 2005 tendo como fundadores os amigos Ferpa Cruz, Celso ‘Bock’ Cruz, Paulo Albuquerque, Manuel Albuquerque, Pena Toledo, Fabio de Angelis e Didi Bedini, que adoaram o verde e rosa como cores oficiais da Escola. Na ocasião Ferpa falou sobre o tema que a Tradição vai levar à avenida no carnaval de 2019.
FOLHA NOTÍCIAS (FN): Por que a Tradição vai falar dos desenhos animados de Hanna&Barbera?
Ferpa: Esse estúdio norte-americano está inserido na imaginação de várias gerações que se deliciaram com desenhos como Tom&Jerry, Scooby Doo, Jeannie é um gênio, Smurfs, Corrida Maluca, Os Flintstones, Os Jetsons, e tantos outros que escapam em minha memória no momento. Com isso ampliamos a dimensão de LOUVEIRA ao homenagearmos outras culturas e tradições.

FN: Essa ligação com outras culturas possibilita uma abordagem mais ampla do Carnaval além do que existe da cultura de LOUVEIRA que é muito rica?
Ferpa: Sim, a Tradição fez a sua estréia no Carnaval de rua de LOUVEIRA em 2006, apresentando na avenida o tema ‘Reino Encantado das Águas’. E no ano seguinte tivemos o tema ‘ Tradição nas mil e uma noites”. E logo a seguir foi desenvolvido, em 2008, o tema do samba enredo ‘Tradição nos Anos 60’, década em que houve uma série de mudanças no mundo e também no Brasil, com a chegada dos militares ao poder.
FN: Quando vocês apresentaram algo dedicado especificamente à LOUVEIRA?
Ferpa: Só em 2014 é que a Tradição resolveu levar para a avenida o tema ‘Estação Louveira’, contando a história deste valioso patrimônio histórico e cultural da cidade, e um dos seus melhores cartões postais. É através da estação ferroviária que LOUVEIRA cresce e expande os limites da cidade para, não só do Centro, mas de outros bairros. No ano seguinte, 2015, a Tradição volta a explorar a cultura de outras cidades, estados e países. Nesse ano o samba enredo destacou ‘Rio 450 Anos de Maravilhas e Tradição – Berço do Samba’, por ser o Rio de Janeiro um patrimônio mundial provido de inúmeras belezas naturais, e que tem como seu artista principal, o carioca, com sua alegria contagiante e sua boemia.
FN: E em 2016, continua a Tradição de trazer a cultura de outras cidades?
Ferpa: Bem, em 2016 a escola Tradição trouxe para a avenida um tema bem louveirense, o Cine Progresso, com o enredo ‘Do Cine Progresso ao progresso do Cinema’, contando um pouco da história do cinema que existia na 50/60, o Cine Progresso, onde hoje está a Galeria Progresso, e a evolução do cinema que continua encantando e atraindo multidões para as novas e modernas e super confortáveis salas de projeção, em sua maioria localizadas em shopping centers, trazendo sempre abordagens emocionantes, seja no suspense, no romance, na comédia e em temas futuristas.

FN: Em 2017 a Festa da Uva completou 50 anos. O que vocês fizeram para o Carnaval?
Ferpa: É verdade, em 2017 homenageamos um dos maiores patrimônios culturais da cidade, a Festa da Uva de LOUVEIRA, com o tema ‘Festa da Uva – 50 anos de Tradição’, contando sobre o jubileu desta famosíssima festa. Nós, da ‘Verde e Rosa’ fizemos a homenagem contando a história da Uva Niágara rosada, da qual LOUVEIRA é referencia nacional , e que deu origem a famosa Festa da Uva. A cidade faz parte do Circuito das Frutas, apostando no turismo rural como uma das fontes de renda para os agricultores que estão resgatando a produção de vinhos, sucos e espumantes de qualidade.
FN: E no ano passado, vocês fizeram uma nova viagem. Para onde?
Ferpa: No ano passado apresentamos o tema ‘Egito – é a Tradição na terra dos faraós’ homenageando essa que é a civilização mais rica em material arqueológico, com mais fontes históricas para pesquisa. O Egito encanta por seus mistérios, seus tersouros, sua história. A civilização egípcia cresceu às margens do Rio Nilo por volta de 3.000 a.C. e promoveu evoluções como a escrita, religião, arquitetura, agricultura, ciências, etc. Foi uma das primeiras sociedades a se auto documentar através das artes, da escrita e de práticas religiosas. Foi também a criadora do papiro (folhas derivadas da planta papiro usada para escrever e pintar). Sua influência se estende para muitas áreas do conhecimento atual como matemática, química (através das técnicas de mumificação), agronomia, engenharia, artes e medicina.
FN: Este ano a viagem continua, desta vez em Hollywood?
Ferpa: Sim, desta vez vamos visitar um estúdio de animação que fica em Hollywood, Los Angeles, Califórnia. Vamos conhecer a Hanna&Barbera para visitar a idade da pedra com os Flintstones, conhecer a magia da Jeannie, farejar aventuras com o Scooby Doo e se divertir com as trapaças do Dick Vigarista e seu fiel cão trapaceiro Muttley, e se derreter diante do charme irresistível da Penélope Charmosa.
FN: Onde vocês se reúnem para os ensaios. Quando acontecem. E para entrar na Tradição paga alguma coisa?
FERPA: Sim, cobramos uma taxa para o custo da fantasia e os ensaios acontecem às 3ªs e 5ªs feiras, no Clube Atlético Bandeirantes, com início às 19h45. Nossa diretoria tem como presidente a minha pessoa, o vice é o Valério Betin (Lelão), a primeira secretária é a Ana Paula de Angelis Conceição, segunda secretária Priscila Santaguita Betin, primeiro tesoureiro Almir Ricardo Conceição, segundo tesoureiro é o Antonio Celso Martins Cruz (Bock), diretor de Carnaval, José Carlos Martins de Toledo Roveri, diretor social, Fabio Luiz de Angelis (Fabinho), Diretor Patrimonial, Flavio Martins de Toledo (Pena), conselho fiscal, Silas Togério Lobile, Rodrigo Cruz e Rafael Francisco Bossi.
SAMBA ENREDO


















