LOUVEIRA: Instalação de Logística do ‘Mercado Livre’ vai gerar empregos
A diretoria executiva do site de compras ‘Mercado Livre’ anunciou que está montando seu ‘Centro de Distribuição do Mercado Livre’, em LOUVEIRA. Eles estiveram na sexta-feira (8), com o prefeito Junior Finamore (PTB) para expor o galpão que alugaram de empresas que saíram de LOUVEIRA. Em cinco anos, o município perdeu cerca de 12 grandes operações logísticas, sem contar a redução de atividades da DHL. Entre micro e pequenas empresas, LOUVEIRA viu cerca de 96 estabelecimentos fecharem as portas, enquanto, no últimos anos, apenas 34 abriram. A crise estagnou a arrecadação e o desenvolvimento louveirense. O ‘Mercado Livre’ aparece para ocupar uma parte do setor logístico da cidade, que já foi um dos maiores do Estado. O espaço onde está instalado o ‘Centro de Distribuição do Mercado Livre’ possui 17 mil m² e potencial para atingir 50 mil m² e já se encontra em operação de fulfillment. O fulfillment, (em tradução livre: cumprimento, realização) é um modelo de serviço que realiza a gestão do armazenamento, da embalagem e entrega de produtos de diversos vendedores a partir de um centro de distribuição (CD), incluindo também o serviço de pós-venda e atendimento ao cliente.
Fundado em 1999, o Mercado Livre é a companhia líder na oferta de tecnologia para o comércio eletrônico na América Latina e oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. “Para o comprador, o produto chegará mais rápido e embalado dentro de um padrão de qualidade pré-estabelecido; para o vendedor, deixar que o Mercado Livre realize essas etapas significa ter mais tempo para se dedicar à estratégia do negócio e às vendas”, destaca Leandro Bassoi, diretor do Mercado Envios, do Mercado Livre.
“O Mercado Livre é uma empresa onde diversas outras pequenas empresas vendem seus produtos através da internet. Todas as empresas que aderirem ao sistema do Mercado envios fulfillment irão faturar suas vendas no município de LOUVEIRA, recolhendo seus impostos na cidade, além do enorme potencial de empregos diretos e indiretos, podendo resgatar uma parte das vagas que desapareceram do município, e não deixar que a arrecadação caia”, afirmou o prefeito Finamore.
Hoje o Mercado Livre tem mais de 300 mil empresas jurídicas que utilizam sua plataforma. O site é o 8º mais visitado do País, sendo o 1º mais visitado no e-commerce. O Mercado Livre faz 9 vendas por segundo na internet. Sua equipe logística é da CEVA Logistics, a qual busca também profissionais através do SAT (Serviço de Atendimento ao Trabalhador), gerando empregos para LOUVEIRA. Os interessados devem procurar o SAT, que na Rua Antônio Chicalhone, 303 no bairro Santo Antônio, em LOUVEIRA.