LOUVEIRA: “João Leite foi um dos responsáveis por deixar Jr. Finamore no cargo”, diz Steck

lou_estanislau-steck_cred-rfnEntrevistado pela FOLHA NOTÍCIAS logo após o encerramento da sessão extraordinária que rejeitou o pedido de afastamento do prefeito Júnior Finamore (PTB) – que se tornou réus em dois processos  o vereador Estanislau Steck (PSD) declarou que o vereador João Leite (PR), quando foi presidente da Câmara de LOUVEIRA, baixou um decreto legislativo tornando nulo o artigo da Lei Orgânica Municipal que impede continuar em cargo eletivo qualquer pessoa que seja réu em algum tipo de crime, assim como Junior Finamore.

ARTIGO ANULADO
“Na verdade o finado prefeito Eleutério Malerba conseguiu bloquear na justiça esse artigo. Mas o presidente na época, vereador João Leite poderia ter feito algo para anular esse bloqueio, mas o que se viu foi João Leite anular o artigo por decreto que até hoje está suspenso, por isso os vereadores não puderam se pautar (para afastar o prefeito de imediato) em um artigo que não está valendo. Mas por simetria, poderia se reportar ao artigo da Constituição Federal que tem a mesma redação”, avalia Steck.

COMISSÃO PROCESSANTE
“Acontece que esse pedido de afastamento foi reformado para a instalação de uma Comissão Processante que por sua vez depende de 2/3 (dois terços) dos vereadores para ser instaurada. A votação obtida foi de 7 votos contra o afastamento e 5 votos a favor, quando nós precisávamos de 8 votos, e então perdemos, ficando então no poder um prefeito que está sendo processado criminalmente por um colegiado que acatou o pedido de crime contra Junior Finamore”, lamenta Estanislau Steck. Mas os autores do pedido de afastamento do prefeito Júnior Finamore solicitaram o apoio do vereador Steck para entrarem de imediato com uma Ação Civil Pública contra a decisão tomada pelos vereadores. Mais uma dor de cabeça para Junior Finamore, que dificilmente se manterá no poder.

468 ad