LOUVEIRA: Louveirense Zel Moreira lança o seu Som do Reggae para o Brasil
A reportagem da FOLHA NOTÍCIAS esteve na semana passada na casa do multi artista Zel Moreira, que é músico, cantor, compositor, arranjador e produtor cultural, e mora em LOUVEIRA há 20 anos, mas é nascido em Governador Valadares (MG) e desde os sete anos vem estudando música, sendo que aos dez já ensinava música na escola de música “Cifra Som”, cujo dono era o seu pai. Zel Moreira conquistou em 2010 o Grammy Latino com a música ‘Tapa na Cara’ de sua autoria e gravada pela dupla Zezé Di Camargo e Luciano. Antes, em 2009, Zel Moreira foi destaque na edição 164 da revista Guitar Player com duas páginas sobre o sucesso do seu trabalho como guitarrista, produtor e compositor em um mercado tão competitivo.
REGGAE AUTORAL
Depois de criar, compor, tocar e produzir mais de 150 músicas em quase todos os ritmos e estilos que se tornaram sucesso nas vozes de cantores como Pepe Moreno, Amado Batista, Joelma, Zé Felipe, filho do cantor Leonardo e Cristhian Ralf, no ano passado Zel fez uma incursão com CD na modalidade ‘brega’, e se tornou referência no mercado em 2017. Mas agora, Zel está lançando um novo CD com um trabalho totalmente autoral, que para o artista remonta às suas origens musicais, porque se trata de composições no ritmo do reggae, já que, muito jovem ainda, se apaixonou pelo ritmo sendo inclusive o fundador da primeira banda de reggae no estado do Espírito Santo, a ‘K-Reggae’.
MULTI TALENTO
Levado por seu inesgotável talento, Zel Moreira saiu do Brasil e foi fazer música em outros países. Ao retornar, estabeleceu contato com as grandes gravadoras e firmou contrato com a Warner Chappell e Abramus. Também acompanhou artistas brasileiros e internacionais de quem se tornou preferido graças ao seu multi talento. Tanto, que para compor esse novo CD com força e poder do reggae, Zel Moreira convidou para ‘feat’ (participar) cantores como Leandro Lehart, (música Essa Noite) e o grande Rappin Hood na música ‘Os pés descalços’. Zel também pinçou do seu repertório músicas que foram gravadas por grandes bandas como a Inimigos do Hp (Lero do Surfista), Banda Faluja (Flor do meu Jardim), esta em 2011 tocada no Palco Sunset do Rockin Rio, e o sucesso ‘Valeu Demais’, gravado pela dupla Zezé Di Camargo e Luciano.
REFERÊNCIAS
Sobre a sua preferência pelo Reggae, Zel afima que está no sangue, no coração, em suas raízes africanas, e faz questão de lembrar, como referência, de grandes nomes do reggae como Bob Marley, Jimmy Cliff, Peter Tosh, Alpha Blondy, Adão Negro, Itamar Assunção, e o maior de todos no Brasil, o baiano Edson Gomes, assim como Sine Calmon, band leader da polêmica ‘Morrão Fumegante’, e também Margareth Menezes, também da Bahia, berço do reggae no Brasil, e a célebre Banda Skank, de Minas Gerais.
O SOM DO REGGAE
Agora com uma turnê engatilhada para rolar por todo o país, e que leva o nome ‘Zel Moreira O Som do Reggae’, o multi artista, que faz parte do casting da Editora Warner Chappel, terá também a companhia de feras como Cecílio Nena, Carlos Randal e Carllos Cola, este um dos maiores compositores do Brasil.
Uma parceria quase constante de Zel Moreira nesse CD Zel Moreira O Som do Reggae é o compositor Cecílio Nena, que participa das músicas ‘Bicho cabuloso’, ‘Que onda é essa’, ‘Sem amor não vale a pena’, ‘Você, o amor e eu’ e ‘Senzalas’.
A co-produção do CD teve a participação de sua companheira Samantha Stefany, e já está em todas as plataformas digitais.