LOUVEIRA: Palestra sobre câncer de mama com o médico Marcelo Cesário
Como atividade da campanha Outubro Rosa, de conscientização no combate ao câncer de mama, a Câmara Municipal de LOUVEIRA promoveu um encontro com o médico ginecologista, obstetra e mastologista Marcelo Cesário, na manhã de quinta-feira, 13. O médico palestrou sobre o impacto do câncer nas pessoas.
O especialista em oncologia iniciou a apresentação falando sobre a história das pesquisas feitas com o uso da tecnologia criada na década de 1970, chamada PET Scan (Positron Emission Tomography – tomografia por emissão de pósitrons), um diagnóstico por imagem que permite mapear as diferentes substâncias químicas radioativas no organismo. A PET Scan é utilizada na oncologia, pois permite identificar precocemente as lesões, o seu monitoramento e eventuais reaparecimentos de doenças. Segundo o médico, com o uso dessa tecnologia, pesquisadores norte-americanos mapearam o cérebro de diversas pessoas para entender o funcionamento diante dos conceitos de felicidade que, em parte da cultura ocidental, é resumida erradamente em possuir beleza, poder e dinheiro. Entretanto, os exames comprovaram que a área cerebral ativada por pessoas belas, poderosos e ricas, não era necessariamente a área da felicidade.
A ciência comprovou nessas pesquisas que três outras coisas poderiam gerar a sensação de felicidade, a plenitude e a satisfação de uma pessoa: a aprendizagem, a superação e o próprio sofrimento (que poderia chamar a atenção de outras pessoas para receber carinho). Diante disso, o palestrante relacionou os aspectos de enfrentamento dos diversos tipos de câncer, como o da mama e do colo uterino. Segundo Marcelo, o tempo média de enfrentamento de uma paciente diagnosticada com câncer mamário é de um ano. “E, após esse tempo, é possível ver nas pacientes vencedoras a sensação de preenchimento pela superação da adversidade por sua fé e resignação”, comentou o médico.
A conscientização é o melhor caminho para o diagnóstico precoce, que pode salvar vidas. O exame clínico consegue detectar tumores com tamanho de um centímetro de diâmetro. “Um tumor pode levar de 1 a 8 anos para chegar em 1 centímetro. Estatísticas mostram que cerca de 12 mil mulheres morrem todo ano devido ao câncer de mama. E cerca de 55 mil novos casos são diagnosticados anualmente”. Nesse ponto, destaca-se a importância dos exames preventivos. Para Marcelo, a mulher deve fazer o auto-exame todo mês, ir à clínica médica pelo menos uma vez ao ano e, para aquelas que têm mais de 40 anos, realizar a mamografia. Há vários fatores que podem levar ao câncer. “Histórico familiar respondem por 30% dos casos, mas outros fatores, como os hormonais, os nutricionais e psíquicos”. No caso do câncer do colo uterino, a grande maioria, 90%, está relacionada com o vírus HPV, transmissível sexualmente.