LOUVEIRA: Partidos discutem ‘oposição’ ao prefeito
Foi o que ficou sugerido durante a visita que o presidente estadual do PROS, o ex-deputado Salvador Zimbaldi, fez na tarde de sexta-feira, 7, ao presidente da Câmara Municipal de LOUVEIRA, vereador Nilson Cruz, que junto com os colegas Marquinho do Leite, Marquinhos Deca e Ailton Domingues compõem a bancada do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) na Casa de Leis louveirense.
AGRESSIVIDADE
Entrevistado com exclusividade pela FOLHA NOTÍCIAS, o experiente político se mostrou bastante preocupado com a situação dos vereadores de seu partido e, principalmente, com o quadro político que se instalou na cidade desde que o atual prefeito tomou posse. “Minha preocupação se deve ao fato de que o prefeito de LOUVEIRA tem se mostrado bastante agressivo, o que tem gerado uma séria de reclamações por parte da população. Por outro lado, na questão política, e quero falar do maior partido da cidade em termos do legislativo, afinal são quatro vereadores, um deles sendo o presidente da Câmara, e o que a gente vê é uma dificuldade enorme de aproximação do prefeito, que diz ser democrático, mas ao mesmo tempo gosta de determinar a situação, ou seja, ele quer boicotar os nossos vereadores não permitindo coligações partidárias dentro de sua base de governo”, revela.
GROSSERIA
Zimbaldi contou que ligou para o prefeito na sexta-feira, 7, tentando amenizar os problemas e chamar o chefe do Executivo para um diálogo, porém, segundo o líder estadual do partido, foi maltratado por Junior, que acabou desligando o telefone no meio da conversa. “Diante dessa realidade, já que não somos bem acolhidos, bem aceitos dentro da base do prefeito, eu sugiro que nos tornemos oposição, e que façamos uma oposição competente sem prejudicar a população, mas entendendo que qualquer projeto que tenha mérito, que tenha cunho social, deva ser priorizado pelos nossos vereadores, pela mesa da Câmara, pelo presidente da Casa, e que seja colocado em votação e que cada um então vote de acordo com sua consciência, mas eu tenho certeza da responsabilidade da Câmara de LOUVEIRA”, destaca Salvador Zimbaldi. “Por outro lado, existem projetos políticos do próprio prefeito, os quais podem esperar um pouco mais. Infelizmente, eu falei com o prefeito hoje pela manhã ao telefone e ele foi bastante agressivo comigo, que sou o presidente estadual do PROS. Com isso, o prefeito demonstra que é um grosso, que não tem condições de governar LOUVEIRA”, dispara enfurecido Zimbaldi.
O presidente estadual do PROS revelou que a sua visita, além de ser em defesa dos vereadores do seu partido, foi para agradecer os votos obtidos na última eleição para deputado federal, quando buscou a reeleição e obteve 65 mil votos, número significativo, mas insuficiente para garantir mais um mandato. “Sou muito grato à população de LOUVEIRA pelo apoio que me deu, com uma votação superior ao vereador mais votado. Por isso mesmo sinto-me responsável pelo bem estar dessa população. Quero reiterar a minha recomendação aos nossos vereadores para que busquem um caminho mais adequado para transformar esta cidade em uma cidade mais democrática, com carinho para com a população e fazer com que a política esteja a serviço do povo”, opina.
OPOSIÇÃO MODERNA
“Nesse sentido é que recomendo aos nossos vereadores que façam uma oposição moderna, competente, porque não é só os vereadores do PROS que devem fazer oposição, mas existem outros parlamentares de outros partidos que gostariam de partir para a oposição, e acredito que uma oposição com essa qualidade e essa força vai dar uma contribuição muito grande para a cidade, e quem vai ganhar é a população, porque o prefeito não vai mais mandar projetos para a Câmara que não sejam adequados e não tenham um cunho social. Com isso o prefeito vai precisar aprimorar um pouco mais o seu trabalho, e a Câmara vai fiscalizar de uma maneira mais efetiva, e quem vai ganhar com tudo isso é a população no meio de tantos problemas e escândalos que estamos vivendo nos dias de hoje no país. Nós queremos que LOUVEIRA seja algo diferente, um exemplo para o nosso país”, sonha.
“Sei que muitos vereadores, talvez por receio, não estão na oposição. Porém, cada um tem o seu motivo, mas acredito que com esse estímulo que estamos dando aos nossos companheiros, pedindo que façam uma oposição competente no município, eu penso que não só vamos passar a cidade um pouco mais a limpo como também vamos fazer com que o prefeito caminhe mais fortemente pela cidade. A oposição, para quem não sabe, consegue empurrar uma Administração para uma linha muito melhor de atuação. Eu acredito que a Câmara vai fazer uma oposição um pouco mais forte, vai fazer o prefeito trabalhar um pouco mais”, acredita Zimbaldi.
NOVOS CAMINHOS
Sobre as consequências dessa nova posição do PROS em LOUVEIRA para as eleições de 2016, Zimbaldi orienta que “os vereadores devem buscar outras soluções, outros prefeituráveis, outros políticos com competência para exercer um mandato de prefeito e de vereador com muita dignidade e que valorize a população de LOUVEIRA. Penso que um bloco bem forte de oposição na Câmara pode mudar os rumos da cidade. Para tanto me comprometo a vir aqui tantas vezes forem necessárias para o fortalecimento do PROS e, principalmente, para fortalecer a cidade e a Câmara de LOUVEIRA”, garante.
Em contato com a assessoria do prefeito Júnior Finamore ele informa que manteve com Salvador Zimbaldi uma conversa em tom cordial que abordou as benfeitorias e obras em desenvolvimento na cidade. No entanto, o gabinete do prefeito não esclareceu o que aconteceu de fato.
Na qualidade de Presidente da Comissão Provisória do PROS de Louveira e, ainda, de presidente da Câmara Municipal, o vereador Nilson Cruz se reporta aos fatos ocorridos no ultimo dia 7, sexta-feira, quando recebeu no Gabinete da Câmara o presidente Estadual do PROS, ex-deputado federal, Salvador Zimbaldi.
Segundo Nilson Cruz, o PROS de LOUVEIRA hoje representa a maior bancada do Legislativo, contando com quatro vereadores, como o atual presidente, Nilson Cruz, Ailton Domingues, Marquinhos do Leite e Marquinhos Deca. “Essa aliança legislativa é resultado de uma sólida união com os demais colegas vereadores, Alan Jacuí, Luiz Rosa, Reginaldo Lourençon, e que juntos alinhamos ações políticas que resultaram na obtenção da Presidência e Mesa da Câmara e a independência institucional e projeção do Poder Legislativo de LOUVEIRA, como nunca antes visto ou realizado. O ex-deputado Zimbaldi é uma liderança forte do PROS na região e na qualidade de presidente Estadual, nos procurou para relatar que, na última semana, ao tentar um primeiro contato telefônico com o prefeito Júnior Finamore, acerca de uma possível coligação, foi tratado pelo mesmo com falta de interesse e descaso. O momento político atual é de grande importância, pois é a hora das futuras alianças, sendo a bancada do PROS a maior da Câmara. Assim, buscamos um diálogo mais próximo através de nossa liderança estadual para que a formalização pudesse acontecer de maneira saudável e profissional. Porém, fomos surpreendidos com a reação do prefeito, fugindo dos interesses coletivos e de um diálogo próspero. Depois desse acontecimento, o ex-deputado Zimbaldi convocou uma reunião de urgência (no dia 7) com os quatro vereadores do PROS, na qual participaram também, a meu pedido, os vereadores e líderes partidários Alan Jacuí (SD), Luiz Rosa, Estanislau Steck (PSD), Reginaldo Lourençon (PSDB) e Julliano Gasparini (PV). Zimbaldi nos contou que foi maltratado pelo prefeito que desprezou a possível proposta de coligação com o PROS, desqualificando nós vereadores que sempre respeitamos o Poder Executivo e até mesmo demos sustentação aos projetos de interesse coletivo vindos da Administração. Portanto, convidei os demais lideres partidários na tentativa de uma possível união de forças políticas, através dos inúmeros partidos da cidade, para debatermos sobre as ações que iremos traçar frente a essa atitude do prefeito. Assim, o momento é de serenidade e cautela para que não existam prejuízos à população, que não poderá ser afetada por rixas políticas. Estamos refletindo e discutindo com esse grupo as ações que serão traçadas. O importante é manter a união já existente na Câmara e não deixar que as breves alianças, até mesmo do Executivo, tragam prejuízos à população. Saliento mais uma vez que Zimbaldi, com toda sua experiência e expressão política, reiterou todo apoio e autonomia às próximas decisões do PROS de Louveira”, afirmou Nilson Cruz (o popular Nilson da Santo Antônio), através de nota oficial enviada à imprensa.