LOUVEIRA: Pesquisa falsa e popularidade suspeita. Fatos curiosos surgem nesta semana

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O prefeito de LOUVEIRA, Júnior Finamore, mostra que está com a popularidade em alta no Facebook. As postagens feitas por ele na página pessoal têm demonstrado que o número de ‘amigos’ virtuais de Júnior está muito além de LOUVEIRA. Ao mesmo tempo, ele também aparece bem em pesquisas que se multiplicam e se espalham pelo WhatsApp – mas que não tem credibilidade nenhuma (leia no quadro abaixo).

Quem visita as páginas do prefeito louveirense no Facebook logo percebe que a popularidade de Júnior extrapola (e muito) os limites de município de LOUVEIRA. Júnior chega a colecionar amigos em Paris (França) e em Minsk, capital da Bielo-Rússia (país asiático) – assim como tem postagens curtidas em cidades por todo o Brasil! Curiosamente, a popularidade dele aumentou duas semanas depois do início da campanha eleitoral – quando Júnior Finamore viu crescer até oito vezes o total de curtidas em algumas das postagens.

A FOLHA NOTÍCIAS vinha monitorando as redes sociais e as páginas dos candidatos à Prefeitura de LOUVEIRA desde 16 de agosto (data permitida pelo Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, para início das campanhas). Desde aquela data, o que se observa é que os candidatos a prefeito de LOUVEIRA mantêm um número estável de visualizações tanto de mensagens quanto de fotos e vídeos postados em cada página.

Mas não nas páginas de Júnior Finamore – onde, na última semana, alguns fatos chamaram a atenção: as postagens dele (que, durante as últimas semanas, registravam em média 100 curtidas) subiram, de uma única vez para quase 3 mil! Misteriosamente esse aumento foi em uma postagem considerada sem grande apelo: a chamada para adesivagem de carros, que recebeu, até a última quinta-feira (8), 2.400 curtidas – entre os ‘curtidores’ está uma certa página ‘Bellas da Barra’; ou, ainda, o ‘amigo’ ‘Xaxauu Souza’, de Sete Lagoas.

Outra postagem (um encontro com moradores da Abadia) mereceu 781 curtidas. Entre os que curtiram o post, três pessoas se definiram como ‘funcionárias’ do grupo “Frases & Versos” (identificados como ‘Deyse Santos’, ‘Kaik Moura’ e ‘Grazielle Barros’). Outros ‘likes’ surgiram de pessoas espalhadas por cidades de todo o Brasil: Caratinga (de uma certa ‘Bell Bastos’), Manaus (‘Jadson Tavares’), Guapó, em Goiás (‘Gessika Ferreira de Lima’), Palmas (‘Pedro Alencar), Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (‘Biel Birnfeld’), Liceu do Ceará (‘Wesley Gomes’). Quem também curtiu a postagem foi uma certa ‘Cerejinha Marie Petuziano’, cujas fotos postadas na própria página mostram que a moça sabe fazer política de diversas maneiras. Tem até curtidas de gente de Paris (capital francesa), Madri (Espanha) e da já citada Minsk.

Quem se aprofunda um pouco mais e pesquisa os tais ‘amigos’ de Júnior Finamore percebe indícios claros de que o prefeito louveirense pode ter optado por uma estratégia que é proibida pelo Tribunal Superior Eleitoral: ele teria contratado uma empresa de informática especializada na venda de curtidas, compartilhamentos e visualizações? Sim, existem lojas virtuais em que você pode comprar número de curtidas e até compartilhamentos, é claro, tudo de ‘mentirinha’, como já fez o atual Governo.

Suspeita: Júnior contratou empresa para multiplicar TOTAL DE CURTIDAS?

Quando se comparam as curtidas das últimas semanas com as anteriores, salta aos olhos que a grande maioria dos novos ‘amigos’ de Júnior é de adolescentes (basta verificar as fotos) de norte a sul do país. Ou seja, são perfis teoricamente falsos, conhecidos no meio digital como ‘fakes’. Além disso, as curtidas aumentam em proporções fora do padrão normal do Facebook: em menos de 50 minutos de análise, saltaram de 760 para 954 – ou seja, foram quase 200 curtidas em menos de 60 minutos, ou 3,3 curtidas por minuto!

Comprar curtidas para postagens, fanpages ou seguidores é um mercado que existe há algum tempo e é utilizado por muitos artistas e cantores como forma de valorizar a sua popularidade. Afinal, ter milhões de seguidores pode render bons contratos publicitários. Há até lojas virtuais que comercializam essas curtidas. Em uma delas, há até preços: 10 mil curtidas em uma página custa R$ 750. Se a intenção é contratar os serviços para curtir apenas uma postagem, o valor para 20 mil curtidas é de apenas R$ 280. Na loja é possível, também, comprar seguidores para seu perfil ou instagram.

Sem admiradores reais, tática

é comprar curtidas?

Os próprios sites que comercializam as curtidas explicam o funcionamento: pode-se comprar curtidas automáticas para postagens (tudo que você postar vai receber curtidas automaticamente sem você ter que fazer nada; são, em média, 600 a mil curtidas/dia). As curtidas podem ser obtidas através de um programa desenvolvido para ficar 24 horas curtindo a publicação desejada ou através de equipes de agência de marketing digital a partir da criação de milhares de perfis falsos.

A FOLHA NOTÍCIAS tentou ‘conversar’, através do próprio Facebook, com alguns dos (supostos) amigos que curtiram postagens do prefeito, mas não obtivemos resposta. A reportagem também questionou a assessoria do prefeito sobre o uso do Facebook na campanha – mas também não recebemos resposta até o encerramento desta edição.

Fatos deste tipo não são novidades em campanhas eleitorais. No caso de LOUVEIRA, resta saber qual será a atitude da Justiça Eleitoral – e como a campanha do prefeito vai justificar esse curioso aumento de curtidas e o suposto pagamento deste mecanismo, uma vez que é expressamente proibida a compra de serviços e propagandas nas redes sociais.

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