LOUVEIRA: Prefeitura de Louveira pode ser multada em milhões por atraso na ETE

Estranho: Caminhões de desentupidoras ‘lotaram’ a ETE
Por não ter honrado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público (MP) em 2002 e renovado em 2006 de entregar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em dezembro de 2013, a juíza Viviani Dourado Berton, do Fórum de LOUVEIRA, fixou em 60 dias, o prazo para que a Prefeitura cumpra o acordo firmado com o MP. Caso o prefeito Junior Finamore não cumpra a ordem judicial, a juíza estipulou uma multa de R$ 1 milhão de reais corrigidos diariamente.
DESCASO PARA COM a Justiça
Acostumada a não respeitar a Lei, a Justiça e a Polícia, a atual Administração de LOUVEIRA, de forma autoritária, ‘mandou’ avisar ao Ministério Público que as obras não poderiam ser concluídas neste ano de 2014 e sequer levantou uma data para que o acordo com TAC fosse cumprido, mostrando o seu total descaso para com os poderes instituídos, a população e a cidade vizinha de VINHEDO, que tem sofrido enormes danos por causa do esgoto não tratado que é jogado por LOUVEIRA no rio Capivari de onde o município vizinho retira água para abastecer seus morados.
ODIÁVEL POLUIÇÃO
Como o prefeito de VINHEDO tomou a decisão de não captar mais água do Capivari enquanto LOUVEIRA não colocasse em funcionamento a sua ETE, medida que obrigou o prefeito Jaime Cruz a fazer rodízio no abastecimento de água da cidade, e diante do despacho da promotora Maria Paula Machado de Campos que afirma que a Administração Finamore não tem cumprido com as suas obrigações para com o TAC, e que “a situação acarreta odiável poluição ambiental que não pode mais ser tolerada”, finalmente o prefeito Júnior resolveu sair de sua inércia habitual fazendo com que a Prefeitura começasse a correr contra o tempo para colocar, ainda em caráter de testes, o funcionamento da ETE do Bairro Faixa Azul, o que foi anunciado na quinta-feira,16, pela Prefeitura, evitando assim ser multada… por enquanto.
GRAVES DEFEITOS
Mas o corre-corre dos funcionários da ETE muito se deve ao foto de que a mesma ainda tem vários problemas. Segundo um técnico, que por enquanto não quis se identificar temendo as habituais represálias do prefeito Júnior Finamore, a Estação tem operado de forma irregular. “Está tudo errado lá, faltam equipamentos e parte da estrutura da obra possui graves defeitos de execução, é uma temeridade por a estação para funcionar nas condições em que se encontra. O Ministério Público deveria fazer uma vistoria técnica para tomar pé da real situação em que a obra se encontra”, alerta. Ele também pediu que os vereadores fiscalizassem e informassem à população qual é a realidade em torno da ETE do Faixa Azul.
Um morador do Bairro Faixa Azul denunciou a presença de caminhões tanque (limpa fossa) entrando e saindo da ETE, provavelmente para retirar o lodo de forma mecânica, já que o maquinário não está ainda funcionando de modo correto. Mas, caso seja confirmada a denúncia, onde o lodo está sendo jogado?
OUTRO LADO
Em seu site, a Prefeitura de LOUVEIRA informa que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de LOUVEIRA entrou em operação na tarde de quinta-feira,16, depois de 5 anos paralisada, dois deles na Administração de Finamore. Em fase de testes, a ETE, começou a receber o esgoto proveniente do Bairro Santo Antônio e da Região Central. Segundo a Assessoria da Prefeitura, quando a ETE operar em sua totalidade, passará a tratar 100% do esgoto coletado. Depois de tratados, os efluentes serão despejados em um trecho do Rio Capivari após o ponto de captação de água de VINHEDO. Isto é, a estrutura de captação de água de VINHEDO no Capivari, está localizada em um ponto do rio anterior ao local de despejo do esgoto tratado de LOUVEIRA.
Sem citar a pesada multa instituída pela Justiça, a Prefeitura prefere informar a estrutura da Estação de Tratamento, mas não mostra ‘as ligações’ da rede de esgoto, muito menos os emissários, o que coloca em dúvida se a Estação está realmente tratando o esgoto gerado por todos os bairros do município. Cabe agora ao MP, à Câmara Municipal, e à população investigar qual é a verdadeira situação da ETE de LOUVEIRA porque, segundo funcionário, nem em seis meses a Prefeitura vai conseguir fazer a ETE funcionar, portanto, não vai se livrar da multa milionária.