LOUVEIRA: Seminário sobre a pessoa idosa encerra grandes eventos na Câmara em 2018

A Câmara Municipal de LOUVEIRA foi palco, nesta semana, do Seminário ‘Os Direitos da Pessoa Idosa, sob o enfoque dos 30 anos da Constituição Federal’. O evento fez parte do encerramento da gestão da Dra Adriana Viel como Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/SP que contou com um grupo de advogados conscientes do poder do voluntariado , o que tornou possível a realização de uma série de eventos em quase todo o estado e em algumas cidades do país, contando sempre com o apoio de governadores, prefeitos, parlamentares, secretários, gestores de diversas entidades da sociedade civil, militar e eclesiástica. O seminário também encerrou o ciclo de grandes eventos na Câmara de LOUVEIRA no ano de 2018, na gestão do presidente, vereador Marquinhos do Leite (PTB).
Para abrilhantar o Seminário, Adriana Viel convidou a Profª Ivone Engelmann, Pós graduada em Programação Neurolinguística pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), e que através de uma dinâmica motivadora que envolveu a todos os presentes desenvolveu o tema “Ser feliz agora”, mostrando na prática como a simples correção da postura do corpo pode influenciar na postura da pessoa diante do mundo. Ela demonstrou que a postura do ‘Super Homem’ e da ‘Mulher Maravilha’, de peito erguido e olhando para frente pode mudar um estado de depressão ou de desânimo com apenas alguns minutos mantendo essa postura corporal.

NOVA ÉTICA
Mas o ponto culminante do seminário foi a palestra da Profª Maria Garcia, Livre Docente da PUC/SP, que discorreu sobre o tema, “Uma nova ética: o privilégio da velhice e a Constituição Federal de 88”, com base em escritos do filósofo francês Michael Foucault. “Hoje a velhice está sendo vista como algo desejável, e a Constituição de 88 foi a primeira a consagrar um dispositivo para as pessoas idosas, o artigo 230 dispõe que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. Antes, nenhuma constituição se posicionou dessa maneira com relação às pessoas idosas”, contou.

VEGETARIANA
Vegetariana, Dra. Maria Garcia comentou que a alimentação balanceada e equilibrada, sem exageros, prolonga a vida. “Nós não temos educação alimentar e por causa disso muitos hábitos alimentares causam diversas doenças, é uma verdadeira calamidade”, alerta. E recomendou também a prática de atividade física, alimentação equilibrada e com dieta a base de grãos, frutas e hortaliças para todas as idades. Logo após a palestra da Dra. Maria, o enfermeiro Robson Person, apresentou, no palco da Câmara, um monólogo que lança um novo olhar sobre a pessoa idosa hoje, tanto na família como na sociedade.

INÍCIO E FIM
E para encerrar a advogada  Dra. Maria Viel fez questão de homenagear a sua equipe de advogados presentes no evento, assim como os funcionários, o presidente, vereador Marquinhos do Leite, e o vice, vereador Nilson Cruz, que tornaram possível a realização do Seminário nas dependências da Câmara Municipal de LOUVEIRA.
“Aqui nessa Casa dei início ao trabalho à frente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/SP e é aqui também que tenho a honra de encerrar, tendo como ponto alto do evento as participações das professoras Ivone Engelmann e Maria Garcia, além da honrosa presença da vice-prefeita de LOUVEIRA, Neusa Orestes. Mas ainda temos um evento a ser realizado na cidade Itatiba”, informa Adria Viel.
“Realmente, é com muita honra e alegria poder contar com pessoas da qualidade da Dra. Maria Garcia, com 88 anos, um exemplo maravilhoso de pessoa idosa que galgou um espaço na sociedade, uma mulher advogada no meio acadêmico, lúcida, forte, determinada, passando o recado de que “escolha um foco, a vida é luta, lute feliz”. Um belo exemplo de idoso na ativa se movendo para frente, pensando no mais e não no menos, apenas esperando o momento em que Deus vem chamar. A Dra. Maria Garcia, com sua voz firme, seu conhecimento extremo e com uma singeleza exemplar, é uma honra para nós, para LOUVEIRA, para a Câmara Municipal, ter a presença de uma pessoa com o currículo da Dra. Maria Garcia”, enfatiza Adriana Viel.

DEVER CUMPRIDO
“Neste ano de 2018 houve uma conscientização da pessoa idosa com relação ao seu empoderamento, de liderar os demais, saindo do anonimato. Demos o recado, lançamos a semente, e a sensação é de dever cumprido em sua plenitude. Muito obrigado”, agradeceu Adriana Viel, sendo muito aplaudida pelo público presente.

468 ad