LOUVEIRA: Sindicato impõe novas derrotas ao prefeito Finamore
A reportagem da FOLHA NOTÍCIAS esteve conversando com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, de LOUVEIRA e Morungaba, Valteni Santos, a respeito das recentes derrotas sofridas pelo prefeito de LOUVEIRA, Júnior Finamore, com relação à greve histórica realizada pelos servidores junto com o Sindicato, a primeira da história política do município, “fruto da arrogância política e do mandonismo de dirigentes ultrapassados, mas que ainda atual, infelizmente, por culpa exclusiva dos eleitores que também acreditam na maneira truculenta e autoritária de se fazer política”, afirmou o presidente do Sindicato, que continuou: “O prefeito de LOUVEIRA deixa bem claro que que o servidor público tem que ser penalizado a qualquer custo. O prefeito acha que é absoluto, e age assim, tanto na greve como na batalha judicial, está sempre dando uma demonstração de força em vez de dialogar e debater. Mas que está sendo seguidamente derrotado é o prefeito. Semana passada obtivemos uma liminar impedindo que Júnior Finamore descontasse apenas os dias parados e não os dias corridos, e que o desconto incidisse sobre o o salário base e não sobre o bruto. Em outra liminar uma nova vitória obtida pelo sindicato e os servidores públicos impedindo que o desconto fosse parcelado conforme a lei, e não de uma vez, como ele queria. Outra liminar vitoriosa pede que o prefeito corrija as falhas existentes no processo da greve, inclusive quanto ao pagamento das multas, impedindo que Finamore mudasse de área ou penalizasse o servidor público, inclusive exonerando por conta própria”, avaliou.
CONTRA O SERVIDOR
Valteni disse que o prefeito Junior Finamore ‘coleciona’ inúmeros processos na Justiça, cerca de 130, e que entre ele estão também dos servidores públicos. “Já são mais de 20 processos administrativos, com o Sindicato e os servidores públicos obtendo seguidas vitórias diante das arbitrariedades cometidas pelo prefeito pelo prefeito Finamore contra os servidores públicos. Ele está sempre em desobediência com relação à Justiça, cometendo erros administrativos ao arrepio da lei e assim atingindo a população. Tamanha incompetência se traduz em seguidas vitórias para o servidor público e o sindicato, e nas derrotas sofridas pela atual Administração”, dispara Valteni Santos.
GREVE VITORIOSA
Com relação às medidas a serem tomadas no próximo pelo Sindicato em defesa do servidor público, Valteni Santos garante que vai continuar a batalha com o prefeito até o julgamento do processo da greve, o que deve ocorrer no primeiro semestre do ano que vem. “Mas a maior vitória de todas foi a belíssima greve realizada pelos funcionários públicos com a orientação do Sindicato. Mesmo com o prefeito fazendo de tudo para impedir. O servidor público de LOUVEIRA deu um belo exemplo durante a realização da greve, a primeira na história do município. Uma greve histórica, vitoriosa e respeitosa para com o patrimônio público e à população, que apoiou o tempo todo a manifestação dos servidores municipais. O servidor mostrou o que é cidadania e justiça. A forma como a greve foi conduzida serviu de recado à Administração de LOUVEIRA,que agora aprendeu como lidar com o servidor. Então, vamos desencadear uma série de ações trabalhistas contra a Prefeitura. Nós vamos cobrar até o último centavo o que este prefeito deve aos servidores públicos”, garante Valteni Santos.
VEREADORES OMISSOS
“Mas eu, como presidente do Sindicato dos servidores públicos de LOUVEIRA, VALINHOS e Morumgaba, quero lançar o meu repúdio com relação ao comportamento dos vereadores de LOUVEIRA, com apenas uma única e honrosa exceção: o presidente Marquinhos do Leite. O restante é omisso, sem compromisso com o servidor público e nem com a população. Vendem dificuldade para colher vantagens. A oposição está diminuindo sem coragem de enfrentar uma péssima administração e se deixando cooptar vergonhosamente. Essa política de subserviência ao poder financeiro, de mando e dominação precisa ser enterrada para dar lugar a uma nova política. Esses políticos atuais não merecem exercer cargos, tanto no executivo como no legislativo”, avalia Valteni Santos.
“A velha política do coronelismo não pode mais ser admitida. Alguns vereadores pegaram carona na greve dos servidores públicos, o que é ilegal, e o único que se posicionou de verdade lá no Tribunal em São Paulo foi o presidente Marquinhos do Leite. O restante saiu de fininho, foram covardes pedindo o impeachment do prefeito se aproveitando de uma greve organizada pelos servidores com o sindicato. Infelizmente não temos representantes dos servidores públicos na Câmara Municipal. Muitos falam que LOUVEIRA é rica, o prefeito ‘pode comprar quem ele quiser’, mas não é o orçamento milionário que influencia, porque falta de caráter, ética e honra vem de família. A pessoa não pode ser comprada por um ou dois reais se tiver caráter, mesmo que fossem bilhões. Se tem caráter não vai se vender nunca por nenhuma quantia. E o voto do cidadão, qual é o valor? Não tem preço. Se a pessoa for digna, vai ser assim onde estiver e em qualquer circunstância”, acredita Valteni Santos.