LOUVEIRA: Vetnil efetiva ações de prevenção de câncer de mama em Pets durante o Outubro Rosa

A Vetnil, uma das maiores empresas do setor veterinário, situada em LOUVEIRA, continua a reforçar o alerta para a importância da castração em animais domésticos como forma de prevenção das neoplasias (tumores benignos e malignos) de mamas, mesmo com o encerramento do ‘Outubro Rosa‘, mês dedicado ao tema em todo o Brasil. Em seus 23 anos de fundação, a companhia é referência como apoiadora de campanhas de orientação e de ações para prevenir doenças e promover o cuidado do animal, de pequeno e grande portes.

Estudos mostram que dentre os casos de tumores que chegam à clínica veterinária, os de mama são os mais comuns, sendo que em gatas representam 30% e em cadelas 40%. Para a Médica-Veterinária e Gerente de Marketing da Vetnil, Fernanda Cioffetti Marques, a castração em cadelas e gatas antes do primeiro cio, reduz para 0,5% a chance de desenvolverem tumores mamários malignos. “Este risco aumenta, significativamente, com a ovário-histerectomia tardia; após o primeiro cio sobe para 8%; e depois do segundo salta para 26% as chances de desenvolver um câncer de mama“, acrescenta. A gerente da Vetnil alerta ainda que uma alimentação equilibrada – rica em nutrientes, uso de suplementos, e exercícios físicos são muito importantes para auxiliar o bem-estar do animal e a boa saúde.

Assim como nos humanos, a melhor forma de identificar se há alguma anomalia na região mamária é apalpando a região. O tutor deve estar sempre atento, observar visualmente e fazer a palpação na região mamária, para verificar o aparecimento de nódulos. “A palpação é um recurso simples e eficaz para perceber se há algum sinal de inchaço ou nódulo. Dor, vermelhidão e áreas mais quentes podem acompanhar o crescimento anormal destas mamas e nódulos. Ao menor sintoma de anomalia, deve-se consultar o médico-veterinário. Fazer exames regulares, além de consultas periódicas a um especialista também é importante“, orienta a médica-veterinária.

As neoplasias mamárias correspondem, aproximadamente, 40% dos tumores diagnosticados em cadelas e 30% em gatas, nas clínicas veterinárias. “Ao ter que enfrentar um caso de neoplasia mamária em cadelas ou gatas, geralmente opta-se pela remoção do tumor e a da região acometida. Uma boa notícia é que quando o tratamento é precoce, as chances de cura são muito grandes”, complementa Fernanda.

Atualmente, a Vetnil apoia o mutirão de castração de cães e gatos, promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Especial de Investimento Social, em parceria com a AMPARA Animal – Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados. A ação teve início no dia 18 de setembro, no bairro do Bom Retiro e vai percorrer outros bairros da capital até o final do ano. Lembremos que, além de prevenir o câncer de mama em cadelas e gatas, a castração evita o abandono de animais.

Sobre a Vetnil

Fundada há 23 anos pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, a Vetnil, empresa 100% nacional, atua em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos para a saúde e performance de cães, gatos, equinos, aves e animais de produção, estando entre as líderes de mercado nestes segmentos no Brasil. Em 2003, deu início à implantação de um projeto audacioso, o ‘Receituário do Futuro’, que visa prestigiar os futuros veterinários e as mais de 100 instituições que os preparam em todo o Brasil. O contato com os acadêmicos estabelece uma troca constante de informação e possibilita que os futuros profissionais conheçam mais sobre os produtos veterinários e as inovações terapêuticas. Atualmente, a Vetnil é destaque no Brasil e em diversos outros países, presente nos principais eventos internacionais e com exportações para 15 países: Angola, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Emirados Árabes Unidos, Eslovênia, Panamá, Paraguai, Peru, Qatar, República Dominicana, Uruguai, Nicarágua e México. Acumula ao longo de sua trajetória de sucesso reconhecimento do setor e importantes prêmios como “100 Melhores empresas para se trabalhar no Brasil” (Revista Época, 2006), “30 Melhores empresas para a mulher trabalhar” (Revista Época, 2006), “As 200 Pequenas e Médias Empresas Que Mais Crescem No Brasil” (Revista Exame, 2015), “Melhores do Agronegócio – As 10 melhores do Setor Saúde Animal” (Anuário do Agronegócio 2015, Revista Globo Rural), além de ter sido vencedora na categoria ‘Produtos Veterinários’ do Anuário do Agronegócio da Revista Globo Rural de 2016.

468 ad