NACIONAL: Turismo celebra os cem dias para o início dos Jogos Mundiais Indígenas
O Brasil está na contagem regressiva para receber mais de dois mil atletas na primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas no país. Faltam menos de cem dias para Palmas (TO) sediar o evento, que tem como lema a celebração. A capital tocantinense vai receber 24 etnias indígenas brasileiras, além de 22 etnias internacionais. Os jogos têm início em 23 de outubro e seguem até 1ª de novembro.
As modalidades que serão disputadas estão divididas em jogos tradicionais praticados pelos nativos, como o tiro com arco e flecha e o Xikunahity, futebol de cabeça, e os jogos ocidentais de competição, como atletismo e natação. A escolha do país como sede ocorreu no ano passado, em Cuiabá, durante a 12ª edição nacional dos Jogos Indígenas. O evento é organizado pelo Comitê Intertribal Indígena (ITC) em parceria com a prefeitura municipal e o Ministério do Esporte.
Segundo o Secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Junior Coimbra, o Ministério do Turismo está empenhado em monitorar e capacitar a rede hoteleira de Palmas. “O evento será de grande visibilidade, uma oportunidade para os tocantinenses receberem bem os turistas. A cidade está montando uma estrutura e a rede hoteleira vem sendo ampliada. Além disso, pela duração do evento, será possível conhecer outros municípios como o Jalapão e as praias banhadas pelos rios Araguaia e Tocantins”, afirmou.
Os governos locais vêm investindo em cursos técnicos de qualificação profissional para segmentos ligados à gastronomia e ao receptivo de meios de hospedagem. Regiões turísticas fora da capital, como Jalapão e Cantão, também serão contempladas com iniciativas para aprimoramento de mão de obra no setor turístico.