Orientação profissional ajuda os jovens na escolha da carreira

Quando os filhos chegam ao ensino médio, uma das principais preocupações dos pais é qual carreira os jovens irão escolher. É um período de muitas incertezas e mudanças, tanto físicas quanto psicológicas.

Os jovens, naturalmente, têm incertezas quando o assunto é autoconhecimento e a escolha de uma profissão. Para desenvolver mais essas habilidades e auxiliar o adolescente a se entender melhor e optar por um curso que apresente mais afinidade com as aptidões e interesses pessoais, a orientação profissional é uma opção interessante.

Marcia Souza, especialista em orientação profissional, conta que os encontros ajudam os jovens a entenderem melhor do que realmente gostam e como transformar esses interesses em uma escolha de carreira. “Na escola eles sabem as matérias que gostam mais de estudar, mas sentem que isso é distante de uma profissão. O que fazemos é colocar o jovem para pensar sobre si mesmo e entender como o que ele gosta de fazer, pode levá-lo a uma escolha mais assertiva do curso que abrirá as portas para o mercado de trabalho”, explica.

Em encontros individuais de cerca de uma hora, a especialista propõe dinâmicas e atividades que auxiliam o jovem a definir melhor seus interesses e as opções de carreira. “Muitas vezes eles chegam com poucas opções e abrimos o leque para outras profissões que o jovem descobre enquanto conversamos. Outros chegam com muitas ideias de carreiras, sem muito direcionamento, e vamos lapidando de acordo com a personalidade e as aptidões de cada um”, comenta

Lembre-se que é um momento fundamental de decisão para o jovem e a ajuda de um profissional qualificado é essencial para apoiar o adolescente. Além disso, o suporte dos pais também é de extrema importância nesses momentos. Se você quiser saber mais sobre o trabalho, entre em contato com a especialista pelo e-mail marciamara.sousa@uol.com.br, que ela pode dar mais detalhes sobre o projeto de coach de orientação profissional.

468 ad