REGIÃO: Abaixo-assinado pede mobilização pelo Hospital São Vicente
Começou a circular nesta semana, um abaixo-assinado que pede a mobilização de moradores do Aglomerado Urbano de Jundiaí, que inclui LOUVEIRA, para pressionar o governo do Estado a liberar recursos do Programa ‘Santas Casas Sustentáveis’ para o Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí. A iniciativa é do vereador jundiaiense Wagner Ligabó (PPS), que tem a instituição médica como sua principal bandeira de mandato.
O São Vicente de Jundiaí é o único de 14 hospitais filantrópicos estruturantes (que atendem alta complexidade) paulistas que não recebe o recurso, apesar de ter direito a uma verba mensal de R$ 2,156 milhões. Em média, a instituição atende 28 mil pessoas por mês e é responsável pelo tratamento de pacientes de uma região com cerca de 1 milhão de habitantes. Todas as cirurgias pelo SUS de LOUVEIRA são atendidas pelo São Vicente, pois a Santa Casa de LOUVEIRA não realiza operações de média e alta complexidade.
Jundiaí pleiteia fazer parte do programa do governo estadual desde novembro de 2015. O problema foi denunciado por Ligabó no início de junho, durante apresentação em sessão da Câmara Municipal, quando o vereador apresentou uma moção de apelo ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) para a liberação dos recursos. Naquela noite, os parlamentares fizeram um pacto para a criação de um abaixo-assinado como forma de pressionar o Estado.
“O ‘Santas Casas Sustentáveis’ é um direto do São Vicente, como mostramos naquela sessão do início de junho”, afirmou Ligabó. “O São Vicente é um hospital de alta complexidade, referência em quatro pilares de especialidades: oncologia, cardiologia, reumatologia e ortopedia. Por isso, não pode ficar sem investimentos, porque se isso acontecer, quem vai sofrer é a população de uma região inteira”, completou o parlamentar.
Ligabó se mostrou preocupado com recentes afirmações do secretário-adjunto estadual de Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano, de que o governo não vai renovar o pagamento de um outro recurso, de R$ 2 milhões mensais ao São Vicente, a partir de agosto (o dinheiro deverá ser remanejado para o Hospital Regional, que atende baixa e média complexidades). “Agora o ‘Santas Casas’ Sustentáveis torna-se ainda mais importante”, explicou o parlamentar, que é médico cirurgião cardíaco.
O abaixo-assinado está sendo distribuído no comércio e em instituições médicas da região do Aglomerado Urbano de Jundiaí. Também há uma versão on-line. Quem quiser assinar basta clicar no link https://www.change.org/p/secret%C3%A1rio-david-uip-governador-olhe-para-o-s%C3%A3o-vicente-e-libere-os-recursos-do-hospital