REGIÃO: Adriana Viel fala sobre eleições na OAB

VDO_OAB_Diretoria_Cred Divulgação (1)

Recebemos em nossa redação a visita da ilustre presidente da OAB VINHEDO/LOUVEIRA, a incansável e intensa dra. Adriana Viel, para uma entrevista sobre como deixou de ganhar por onze votos a eleição para mais um triênio na gestão da Ordem local pela terceira vez consecutiva, desafiando preconceitos e intolerâncias geradas pelo simples fato de ser uma mulher a vencer por várias vezes uma competição em um órgão de grande credibilidade, e para mostrar aos leitores da FOLHA alguns aspectos mais relevantes do trabalho desenvolvido por sua equipe em dois triênios à frente da entidade que congrega a grande maioria dos profissionais da advocacia nas cidades de VINHEDO e LOUVEIRA. Ela anunciou também a criação da Terceira Vara no Fórum.

FOLHA NOTÍCIAS: Como está se sentindo a pessoa Adriana Viel, com a derrota nesta eleição por apenas onze votos?
Adriana Viel (AV): A pessoa Adriana Viel poderá voltar a exercer plenamente a profissão em período integral e fazer o que gosta: atender as pessoas em suas aflições, e, podendo, amenizar o seu sofrimento. Se dedicar a família, aos amigos, e, certamente, estudar e encarar novos desafios. Assim também os meus valorosos amigos que compuseram a chapa 1, todos advogados e advogadas que labutam diariamente na profissão.

FN: E a presidente Adriana Viel?
AV: Uma coisa é a candidata, e isto, no dia 18 acabou. A eleição foi legítima e se existe coisa que eu respeito é o voto. Voto é confiança. Quem quis se fazer ouvir, foi votar, e os números não mentem. Sempre respeitei a entidade OAB. Isso é o nosso maior valor. As pessoas, suas famílias, seu trabalho deve ser respeitado. Não posso acreditar que uma pessoa que se candidata a um cargo, e, depois de eleita, queira fazer uma má gestão. Todos sempre querem acertar. Errar faz parte do processo. Só erra quem faz. A OAB ficará em boas mãos. Aqui na nossa Subseção, detenho e expresso sempre o maior respeito por todos os colegas que me antecederam. Cada um à sua época, juntamente com suas diretorias, com os respectivos recursos e dificuldades, fez o melhor que pode. Inexistem comparações em períodos e desafios diversos. Todos sabem as limitações que os respectivos cargos nos impõem. Respeitar o tirocínio dos nossos pares, respeitar o eleitor, hoje em dia já tão desiludido, é imperativo na nossa classe.

FN: Como a candidata Adriana Viel viu o processo eleitoral deste ano?
AV: O nosso grupo político institucional, mesmo sendo oferecido o cargo de presidente na eleição passada e na deste ano, declinou para que o meu nome fosse mantido. Sempre prezamos pelo grupo, pela equipe. A novidade nesta eleição foram os dois colegas que lado a lado enfrentaram esta disputa comigo, os nobres advogados: Felipe Novaes Stempfer e Gilson Garcia Junior. Sem contar com as amigas Denise de Souza Ribeiro (atual secretária Geral – no trimandato) e a Sandra Regina Rossi (atual secretária Adjunta – no bimandato), que se desdobraram entre os trâmites diários nos trabalhos da Subseção e as atribuições da campanha, e de público venho agradecê-las, são pessoas especiais. Contamos com o total apoio da Sandra Aparecida Henrique de Paula (atual vice-presidente), verdadeira guerreira, que permaneceu conosco o dia todo da eleição, no corpo a corpo eleitoral, e do Francisco Cardoso Consolo Junior (atual tesoureiro) que também se manteve fiel, nossos colegas de bimandato. E também contamos com o apoio do nosso presidente da Secional/SP – dr. Marcos da Costa – reeleito, e do dr. João Marcos Lucas, que concorreu como Conselheiro Efetivo por Vinhedo/Louveira e está eleito. E também agradeço aos inúmeros apoios dos advogados e advogadas durante todo o período eleitoral, com palavras, gestos, olhares, orações e com o voto. Deixo de citar nominalmente inúmeros advogados e advogadas que nos apoiaram, mas que sabem o respeito e consideração que toda a Chapa 1 tem por estes mais que colegas, nossos amigos. Podem estar certos, valeu. Todos foram muito corajosos. Oferecemos a opção da escolha. Fizemos o nosso papel de situação.

FN: A presidente gostaria de deixar uma mensagem?
AV: Sim. A de agradecimento. Primeiramente ao nosso poderoso Deus. Depois aos diretores do primeiro mandato, do segundo mandato e aos da Chapa 1. Crescemos em todos os sentidos. Agradeço ao meu marido e filhos, pais, irmãos, parentes e amigos, que alicerçaram toda esta minha trajetória de trabalho até aqui conquistada. A cada um que me acolheu nos momentos difíceis, em que a solidão imperou, e nos momentos de decisão, dificílimos para quem preside e emprega. O poder da autoridade exige acima de tudo testes diários de humildade e perdão. Tantas pessoas nos auxiliaram, tantas pessoas nos ampararam, enfim, demos o melhor de nós. Aos amigos que compuseram a primeira gestão: Luís Gustavo, Denise, Sandra e Francisco, da segunda gestão: Sandra de Paula, Denise, Sandra Rossi e Francisco e agora aos da chapa 1: Felipe, Denise, Gilson e Sandra Rossi, e todos os que nos deram suporte, seja na linha de frente, seja no anonimato, nosso muito obrigado. Ao próximo presidente e seus diretores, sucesso na condução da nossa Subseção, muita paz e serenidade. Às nossas colaboradoras da Subseção, todas que nos acompanharam desde 2010, nossa gratidão e respeito. Aos nossos patrocinadores, aos que organizaram os inúmeros eventos, aos criadores da nossa revista, às mídias: rádio, televisão, jornais e revistas; aos colunistas sociais, às repartições públicas, aos servidores municipais, estaduais e federais, que nos auxiliaram sempre, aos munícipes de VINHEDO e LOUVEIRA, nossos agradecimentos. Fizemos o bom combate, somos criados para o convívio pacífico e respeitoso. Informamos ainda que a tão esperada 3ª Vara está com as instalações prontas, no prédio do Fórum, aguardando apenas o término do concurso para a vaga do cargo do respectivo juiz, mais uma proposta cumprida por esta nossa gestão 2013-2015. Que neste ano, mais precisamente neste início do Ano da Misericórdia instituído pelo nosso papa Francisco, o nosso Natal seja de muita alegria, paz e união. Ótimo 2016.

FN: Para finalizar, poderia discorrer sobre as realizações nas duas gestões sob sua presidência?
AV: Saliento que nada seria possível sem o apoio do grupo de colegas que aceitaram participar das inúmeras comissões e conselhos municipais, e todos que indiretamente nos auxiliaram. Ressalto também que muitas propostas foram concluídas nas gestões 2010/2012 e 2013/2015, principalmente pelo apoio da Secional/SP, e dos que em momentos e épocas diversas ocuparam cargos de autoridade, no Executivo, no Legislativo, no Judiciário, e demais repartições públicas. Trabalhamos muito, e, recebemos muitos tijolos, moldados antes de nós, e fizemos diversas obras.

OAB VINHEDO/LOUVEIRA
Dentre elas, posso apontar no ano de 2010, com relação à reestruturação, valorização e atuação Institucional, a reestruturação administrativa na Subseção, com atribuições específicas para cada funcionária, o recadastramento dos inscritos para atualização de dados, a valorização do advogado louveirense e sua efetiva inclusão na Subseção com a utilização da expressão “OAB VINHEDO, abrangência LOUVEIRA”, a implantação da comunicação por e-mail, pela praticidade e rapidez, e também visando a redução da utilização de papel, tinta de impressora e gastos com correio e telefonia, e a instalação do Posto Avançado da Justiça do Trabalho que atende VINHEDO e LOUVEIRA.

EDIFICAÇÃO DA JUSTIÇA
No ano de 2011, ainda quanto à melhoria das condições de trabalho e da política suprapartidária, podemos citar a reunião histórica entre Secional/SP, Subseção, juízes e Ministério Público, a união dos ex-presidentes e ex-diretores da Subseção e da Secional/SP em prol do lançamento da Campanha ‘Pela Edificação da Justiça’ e a Ficha Limpa Federal e Municipal em VINHEDO e LOUVEIRA. Em 2012, com o mesmo foco nas condições de Trabalho e da Política Suprapartidária, destaco a nossa ida ao TRE-SP para solicitar o recadastramento dos eleitores nos municípios de VINHEDO e LOUVEIRA, com o apoio da Secional/SP, e também da possibilidade da implantação da biometria, a reunião para discussão sobre Segurança Pública na Subseção, resultando na vinda de mais investigadores para a Delegacia de VINHEDO, a reunião para discussão sobre Saúde Pública na Subseção, com foco na situação da Santa Casa de VINHEDO.

RECADASTRAMENTO
Já em março de 2013, Adriana Viel lembra da realização do recadastramento pelo TRE-SP em VINHEDO (10ª no Estado) coletando dados para a implantação do voto por biometria, e em maio, o recadastramento pelo TRE-SP em LOUVEIRA (11ª no Estado), coletando dados para a implantação do voto por biometria, e a instituição da Comissão Especial para Acompanhamento da Crise da Santa Casa de VINHEDO. Em 2014, entre as principais realizações está a efetivação da 1ª Turma de Curso de Pós-Graduação, com aulas na Subseção em ‘Direito de Família com Direito Civil e Processo Civil’. Importante também foi a conquista da Resolução n° 642/2014 do TJ/SP, que disciplina a permanência de juízes no local de trabalho, uma grande conquista de Prerrogativas.

FORO DISTRITAL
Também em 2014 foi finalmente instalado o Foro Distrital de LOUVEIRA, e realizada a entrega, na Câmara Municipal de VINHEDO, da conclusão da Comissão Especial para Acompanhamento da Crise da Santa Casa de VINHEDO. Outra conquista importante foi a realização das eleições 2014 com voto pelo sistema de biometria, e também o anúncio pelo TRT-15ª da inclusão da Vara para VINHEDO no Projeto de Lei em curso no Congresso. Tivemos também a promessa de doação de área para a construção da Casa do Advogado, anunciada pela Prefeitura de VINHEDO. Implantação do projeto ‘OAB Concilia’, e a doação de sangue em parceria com o Lions e a Unicamp, antes anual, agora semestral. Por fim, em 2015, foi inaugurada a Biblioteca, com atualização e início da catalogação das obras, tivemos a visita dos diretores da Secional/SP e do presidente e diretores da CAASP para discussão das necessidades da Subseção com o projeto de Lei Estadual que transforma o Foro Distrital de LOUVEIRA em Comarca, e a instalação da 3ª Vara da Comarca de VINHEDO.

468 ad