REGIÃO: Apague a Luz, Amor!” no Castro Mendes

mascara-de-teatro-7

Após as apresentações da peça “A Última Página” no mês de abril, a “COMpanhia TEMpo Teatral” (COMTEMTE), de Campinas, traz mais uma comédia romântica, “Apague a Luz, Amor!”, com estreia nos dias 26 e 27 de agosto, no Teatro Municipal José de Castro Mendes. Sessões às 20h30 nos dois dias. Os ingressos custam R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia).

O espetáculo de autoria do ator, diretor e cenógrafo Luiz Humberto Siqueira é o segundo, não necessariamente nesta ordem, de uma trilogia sobre relacionamentos.

Em “Apague a Luz, Amor!”, retornam os personagens Terceu (Luiz Humberto) e Selma (Isabela Dentini), os mesmos de “A Última Página”. Agora, o casal protagoniza um embate entre eles enquanto personagens reais e suas versões fictícias, Luli&Zuzi, criados por eles mesmos como uma espécie de ‘alento’ para aqueles dias ‘escuros’, quando se sentem perdidos e entediados na vida real.

Com o passar dos anos, eles descobrem-se dependentes e reféns de seus personagens fictícios. Então, decidem por um fim na fantasia e assumem de vez o papel de protagonistas de uma nova história real.

Selma acredita que não há outra maneira de transitar pelo casamento sem um prisma realista e se coloca de forma direta na relação com o marido. Já Terceu procura pelos quatro cantos de seus sonhos o ponto de giro para poder retornar ao caminho que o levará à realidade para viver feliz com Selma. Mas, para apagar Luli&Zuzi, o casal precisa também apagar a luz da discórdia e se entregar ao amor.

“Procurei mostrar como é difícil o convívio entre duas pessoas sem que uma invada a privacidade da outra e também o perigo de se deixar envolver profundamente com personagens criados e fetiches e, através deles, acreditar ser possível se livrar das reações psicológicas e emocionais geradas pelo cotidiano. Na realidade, os protagonistas se confrontam desarmados da magia e doçura que seus personagens (Luli&Zuzi) lhes oferecem quando Terceu e Selma se encontram embevecidos por eles. E, sem ter outra saída, são forçados a ativar Luli&Zuzi como válvulas de escape e se vêem reféns de suas próprias crias.  A chegada da verdade os fazem decidir pelo extermínio de seus heróis e decidem assumir suas identidades e o temível cotidiano”, explica o autor.

Sobre a Comtemte

A COMpanhiaTEMpoTEatral (Comtemte)  foi fundada em Campinas em 1985 pelo ator, diretor e cenógrafo Luiz Humberto Siqueira. Desde então, produziu vários espetáculos infantis, entre eles “Pinóquio”, “Soldadinho de Chumbo”, “Era uma vez João e Maria”, “O Coelho Encrenqueiro”, “Noel será Papai!”, “A Bela e a Fera”, “Feche os olhos e diga assim: BlimBlim!”, e outros.

Para o público infantojuvenil, produziu “Um Dia a Casa Cai”, “Jubão, o Demolidor”, “Solemente una chance” (com meninos de rua) e “Passageiros do Tempo”.

Entre os projetos desenvolvidos para escolas, criou  CCE = Consórcio Cultural Educativo, o “Teatro como sobremesa” e o “ATENTE” para o Colégio Ateneu de Campinas.  Em 2001, a Comtemte iniciou suas apresentações voltadas ao teatro empresarial.

Entre 2002 e 2005, apresentou o espetáculo “Passageiro do Tempo” para mais de 12 mil alunos da rede pública junto à Secretaria de Ensino do Estado de São Paulo, nas cidades de Campinas, Bragança, Limeira, Piracicaba e Jundiaí.

Em abril de 2015, lançou o primeiro espetáculo adulto, “A Última Página”, seguido deste segundo, “Apague a Luz, Amor!”. O terceiro da trilogia sobre relacionamentos será “Os Senhoras”.

A companhia também desenvolve projetos exclusivos de artes cênicas voltados para atender públicos específicos, e conta com uma oficina cenográfica e de figurinos.

 

468 ad