REGIÃO: Celebração de Corpus Christi

Missa na São Sebastião, em LOUVEIRA
A celebração da fé, em uma das mais importantes datas para a Igreja Católica, mobilizou milhares de pessoas neste feriado de Corpus Christi. Este ano, as paróquias Santa’Ana, São Sebastião e Nossa Senhora de Lourdes, em VINHEDO, decidiram fazer uma solenidade em conjunto, na qual se uniram para uma grande missa no Centro de Convivência. Encantou ainda os participantes, o tradicional tapete de serragem no Centro e no Mosteiro de São Bento. O colorido vivo, os detalhes e criatividade dos desenhos retratados – cachos de uva, pombos, cálice e trigo – chamaram a atenção dos participantes. Em LOUVEIRA, foram celebradas missas nas igrejas São Sebastião e Nossa Senhora Mãe dos Homens, que estiveram lotadas de fiéis. Após as missas, os participantes saíram às ruas em procissão. Em VALINHOS, a concentração aconteceu no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC), com todas as paróquias, além de procissões em torno das igrejas e exposição do tapete de serragem. Na escadaria da igreja, cobertores, edredons e agasalhos enfeitaram os degraus antes da chegada da procissão.

Tapete de serragem no Centro de VINHEDO
A confecção do tapete em VINHEDO foi feita durante a noite de quarta-feira e a madrugada de quinta. Mais de cem voluntários das três paróquias – Sant’Anna, São Sebastião e Nossa Senhora de Lurdes – se reuniram na avenida Humberto Pescarini, em frente à Igreja Matriz Sant’Anna, para ornamentar 200 metros de pavimento com os símbolos da Eucaristia, retratados com serragem e areia colorida.
A missa reuniu mais de 3 mil pessoas no Centro de Convivência, perto da Assistência Social da cidade. Os fiéis lotaram o espaço e realizaram o maior evento no local desde sua reforma, ocorrida há três anos. O encontro resgatou a tradição de unir as paróquias. No altar, mãos de 60 pessoas integraram o corpo da celebração, formado por quatro padres, músicos, irmãs religiosas, seminaristas e auxiliares de altar. Mais de 2,8 mil folhetos e 2,5 mil hóstias foram distribuídas.
A procissão deixou o Centro de Convivência e seguiu pela rua Manoel Martins e avenida Humberto Pescarini até a Igreja Matriz Sant’Anna. Durante a passagem dos fiéis, uma chuva de pétalas de rosas foi realizada. A rua da Matriz ficou interditada até as 17h para que a população pudesse contemplar e admirar a delicada decoração feita pelos voluntários.
A celebração de Corpus Christi recorda a instituição da Eucaristia, na Quinta-feira Santa, quando Jesus, sabendo que seria morto, reuniu seus apóstolos para celebrar a Páscoa. É um convite à manifestação da fé e devoção em Jesus ressuscitado na Eucaristia.

Em VALINHOS, Igreja São Sebastião