REGIÃO: Coluna de Jorge Lemos – ‘Linhas Cruzadas’
UM MUNDO DE CONTRADIÇÕES
O que estaria acontecendo com a natureza humana? Em todos os quadrantes deste mundo as divergências em todos os campos e algo que preocupa. O poder econômico e ou ideológico, sejam eles políticos ou religiosos, entram profundamente em luta não estabelecendo os limites para se estabelecer um equilíbrio racional. Há verdadeiramente um mundo de grandes contradições: em nome de credos religiosos se observa violência. As ideologias estabelecem dentro de uma só vertente, variações interpretativas que causam conflitos e violência. Vejam a situação da França hoje, em nossos dias. Onde o pensamento iluminista dominava a violência passou a ser a tônica. Uma entidade mundial como a ONU nada apresenta de solução para o estabelecimento da paz nos quadrantes do mundo e lá predomina atitudes que mais interferem na liberdade dos povos que soluções para os graves problemas da fome e a da miséria que se alastram, pela presença das lutas armadas entre os próprios irmãos. Países com potencialidade para desenvolverem-se estão subjugados por ditadores medíocres e ladrões que se mantêm pela força o compadresco.
Mundo estranho. Vejam:
Maduro, aquele ditador ali na Venezuela, que levou o seu país a um estado de fome total e absoluta, cuja economia no passado era invejada, hoje assassina pela fome e miséria 90% da sua população. Este mesmo ditador é agraciado por organismo da ONU como o esforçado cidadão que luta pela erradicação da fome! É para rir ou chorar?
Em uma variante dentro de uma religião, a Islâmica, há uma interpretação que determina que um fiel ganhará o Paraíso e se degolar um infiel. Mas quem seria um infiel? Acredite: um infiel é qualquer um que não pratique aquela sua variante. Não é de pasmar?
E os socialistas? Estes então são de fazer chorar até os dormentes de uma estrada de ferro. Estabelecem eles o conflito de classe e raças, desgraçam famílias com a luta de “quanto pior melhor” e que depois que estiverem lá no poder concertarão ao seu modo todas as diferenças. Observem com clareza o que praticam. Chegam ao poder e saqueiam a economia e promovem a corrupção e a violência para se mantenham no poder.
Poderia eu. se me sobrasse mais espaço, enumerar centenas e mais centenas de observações que todos os meus leitores iriam se aparvalhar. Alguns, agora que estão lendo, poderão dizer que minha visão é um pouco trágica. Afirmo que não! Estou pura e simplesmente tentando chamar a cada um para observar o seu próprio comportamento e determinar uma correção em seus impulsos. Há possibilidade de se mudar este quadro. Cabe a cada um de nós estabelecer o nosso caminho de estabelecer o máximo de equilíbrio ao meio que habitamos. As vezes uma simples observação de um procedimento pode realmente alterar uma vida inteira. Duvidam? Contarei algo muito especial:
Não havia eu compreendido o que sempre dizia o meu pai: “-Filho, quando estiveres em Roma proceda como os romanos!” Acreditava eu, quando criança, que aquela era apenas uma frase de efeito. Passaram os anos. Mergulho na profissão de jornalista e tive a oportunidade de ir a Genebra para acompanhar uma reunião sobre as avaliações dos “Crimes de Guerra”. Eu fumava naquele tempo e não se podia fumar no interior do recinto. Sai para a rua para a pratica do fumo. Vou para a calçada, acendo o meu cigarro, dou umas grandes baforadas e ao final, (como fazem praticamente todos os brasileiros), jogo a “bituca” na sarjeta da calçada. Naquele instante, uma senhora, talvez com mais de 78 anos, se abaixa, pega o toco de cigarro, e vai colocar num recipiente a beira de uma lixeira. Senhores! Aquele gesto marcou tanto a minha vida, deu-me uma profunda vergonha que eu, mesmo só o isolado, entrei em um sanitário e me coloquei a chorar com uma profunda amargura. Veio-me a lembrança dos ensinamentos do meu pai e prostrei-me. A partir daquele momento transformei-me. Para melhor, eu garanto.
Talvez, os humanos deste mundo tenham necessidade de cometerem algo, como eu, para aprenderem o que é respeito, e buscar viver em um mundo melhor!

















