REGIÃO: Corpo de Bombeiros de Valinhos e Vinhedo recebem DEA
O Corpo de Bombeiros de VALINHOS e VINHEDO receberam, nesta semana, dois aparelhos DEA (Desfibrilador Externo Automático) cedidos pelo Governo do Estado e que serão integrados nas viaturas de resgate para serem utilizados em ocorrências de atendimento pré-hospitalar. Os desfibriladores (DEA) são equipamentos portáteis e computadorizados que analisam o ritmo cardíaco do paciente e distinguem um ritmo passível de reversão com desfibrilação e se necessário, liberam um choque ao coração. O aparelho é usado em casos de parada cardiorrespiratória (PCR), diagnosticando e tratando arritmias cardíacas de fibrilação e taquicardia ventricular. Os equipamentos já encontram-se à disposição nas viaturas e prontos para serem utilizados nas duas cidades.
CHANCES MAIORES
No caso de uma parada cardíaca, a demora em iniciar a desfibrilação diminui as chances de sobrevivência de 7 a 10 % para cada minuto transcorrido, sendo assim as chances caem para 50% após 5 minutos e cerca de 2% próximo dos 12 minutos.
De acordo com o 1° Tenente Vitor, comandante do Posto de Bombeiros de VALINHOS e VINHEDO, a rapidez e a eficácia das intervenções adotadas são cruciais para um melhor resultado do atendimento. “Por isso lembre-se, quanto mais rápido for o acionamento maiores são chances do indivíduo sobreviver. Em casos de emergências ligue imediatamente 192 ou 193”, ressalvou o Tenente Bombeiro.