REGIÃO: Cuidados com a Black Friday

Black-Friday-Brasil-2014O Procon de VINHEDO, divulgou algumas medidas que devem ser tomadas pelos consumidores durante as promoções da Black Friday para que não sejam lesados. Confira abaixo:
– verifique os preços cobrados antes do dia marcado para o evento.
– é importante ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;
– veja a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele supre suas necessidades;
– imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).

Dicas de segurança 

Comprar pela internet é mais rápido e cômodo, mas pode ser perigoso se o consumidor não tomar alguns cuidados:
– procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato).
– evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular;
-prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;
– instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;
– nunca realize transações online em lanhouses, cybercafés ou computadores públicos, pois estes podem não estar adequadamente protegidos.

Não seja enganado

Caso se depare com problemas como: promessa de promoção com preços iguais aos praticados dias antes da Blacky Friday, ou mudança de preço no momento da finalização da compra feita via internet, por exemplo, denuncie em nossas redes sociais. No Twitter (@proconspoficial) use a “hastag” #deolhonaBlackFriday envie o print da página com o problema. O mesmo procedimento pode ser feito no Facebook (www.facebook.com/proconsp). Todos os casos serão analisados pela Diretoria de Fiscalização do Procon-SP para possível abertura de processo administrativo quando houver indício de lesão aos direitos dos consumidores.

Consumidores residentes no Estado de São Paulo que venham a enfrentar algum problema durante o Black Friday realizado pelas empresas que atuam no comércio eletrônico e que não consigam resolver esse problema pelos canais de atendimento por elas disponibilizados podem encaminhar o caso ao atendimento eletrônico no site do Procon-SP (http://sistemas.procon.sp.gov.br/procon/atendimento.asp), que permanecerá aberto durante o período de duração da ação promocional.

 

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