REGIÃO: Dengue perde força em Vinhedo e Valinhos decreta emergência

Agentes que auxiliam no combate a dengue
Parece que o avanço da dengue começa a perder força, mostrando o resultado efetivo das ações das Prefeituras no combate à doença. Pelo menos é o que indicam os números apresentados pela Secretaria de Saúde de VINHEDO. Na cidade, apenas um caso foi registrado entre os dias 7 e 14 de abril.
Ou seja, agora a cidade tem 120 pessoas oficialmente infectadas pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegipty. Ao que tudo indica, as visitas casa a casa e o intenso trabalho dos agentes em eliminar os criadouros do mosquito transmissor surtiram o efeito desejado, ajudando a conter o avanço da virose pela cidade. A Secretaria de Saúde de VINHEDO ainda aguarda o resultado de 951 exames.
LOUVEIRA MANTÉM MÉDIA DE CRESCIMENTO
Na última semana, de acordo com dados divulgados pela Prefeitura de LOUVEIRA o aumento no número de casos na cidade elevou para 39 a quantidade de infectados confirmados. Isso significa que na última semana foi registrado um novo contaminado por dengue a cada dia.
Esse número pode crescer, pois existem ainda 422 exames aguardando resultado. A Assessoria da Prefeitura ainda informa que a resposta desses exames pode demorar um pouco mais que o normal, uma vez que o Instituto Adolfo Lutz está sobrecarregado com a quantidade de amostras de sangue que chega para avaliação.
VALINHOS DECRETA EMERGÊNCIA
Devido aos 219 casos positivos de dengue em VALINHOS, a Prefeitura decretou ‘Estado de Emergência’ na cidade. Entre as ações emergenciais, na semana passada, foram instaladas 12 lâmpadas que servem como armadilha para o mosquito da dengue. Elas podem ser encontradas nos seguintes pontos: Prefeitura, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas, CEV (Centro de Especialidades de VALINHOS), Saúde Coletiva/UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Santana/ CEDIC (Centro de Doenças Infecto-Contagiosas) e nas UBS do Bom Retiro, Jardim Pinheiros, Jurema e Maracanã.
Ainda dentro da intensificação de combate ao Aedes Aegipti, são realizadas rotineiramente visitas casa a casa, onde a Vigilância Epidemiológica e Zoonoses orienta a população sobre medidas de prevenção para reduzir os casos de dengue. A equipe é composta por 20 integrantes que se dividem por bairros, passando ainda em pontos estratégicos, como borracharias, ferro-velho e locais onde há reciclagem de lixo. Outra ação ativa em VALINHOS é o Disk Dengue, que já contabiliza cerca de 2 mil ligações para o telefone (19) 3829-5671. A ação tem auxiliado a equipe na resolutividade às demandas.