REGIÃO: Fim do sinal analógico na RMC e AJU mudou para Janeiro
As 20 cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Campinas (RMC), incluindo VINHEDO e VALINHOS, e os sete municípios que integram o Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), tabém LOUVEIRA, tiveram a data para o desligamento do sinal analógico das televisões, que estava marcada para ontem, quarta-feira (29), prorrogada para a dia 17 de janeiro de 2018.
A decisão foi tomada em Brasília (DF), na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pelo grupo responsável pela implantação do sinal digital em todo o país.
O grupo, que é formado por emissoras de televisão, empresas de telefonia e representantes do governo, faz pesquisas em cada região que o sinal analógico será desligado para saber se a população estava se adaptando à novidade. Um dia antes do desligamento, com base nessas pesquisas, o comitê chegou à conclusão que as cinco regiões do interior paulista que estavam prevendo desligar o sinal analógico na quarta-feira precisam de mais algum tempo.
DIGITAL X ANALÓGICO: DIFERENÇAS
Para entender a diferença entre sinal analógica e digital, é preciso saber que as imagens analógicas geradas pelas emissoras recebidas nas residências têm como característica o fato de que o sinal que sai da torre de transmissão percorre o espaço até chegar à casa através de ondas eletromagnéticas contínuas. Essas ondas sofrem interferência das condições climáticas e de qualquer barreira que tenha pela frente resultando em chuviscos, distorções nas imagens, ou alteração na qualidade do som.
FIM DO ANALÓGICO
Já o sinal digita utiliza um sistema muito parecido com o que é usado nos computadores. São códigos convertidos em som, imagem e vídeos. Assim, a qualidade de transmissão de imagens e sons que recebemos é muito melhor do que o analógico que já está com sua extinção decretada. Algumas cidades já estão recebendo apenas o sinal digital e a expectativa do Ministério das Comunicações e que todas as cidades brasileiras deixem de receber o sinal analógico até final de 2018.
CONVERSOR GRÁTIS
Mas atenção: Se você comprou sua televisão nos últimos três anos é possível que ela já tenha o conversor digital instalado e aí nada mudará quando sua cidade aderir ao novo sinal.
Mas, se sua televisão é mais antiga, você terá que comprar um conversor que será instalado no cabo UHF.
A boa notícia é que para quem não tem condições financeiras, o Governo Federal lançou um programa em que pessoas de baixa renda cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único) e beneficiários de alguns programas receberão sem custos o conversor.