REGIÃO: Governo de São Paulo isenta ICMS do Big Mac para o McDia Feliz
A Secretaria de Estado da Fazenda de São Paulo isentará o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos sanduíches Big Mac vendidos no dia 29 de agosto no estado. Em 2014, cerca de R $395.635,91 mil que seriam recolhidos como impostos em todo o Brasil foram doados às instituições participantes da campanha por meio da isenção de ICMS.
Em São Paulo, o projeto de 50% de custeio da Casa Ronald McDonald SP Moema será beneficiado com a venda do Big Mac (isoladamente ou na McOferta nº1) no dia 29 de agosto de 2015 e com os recursos que seriam recolhidos como ICMS.
A isenção do ICMS no McDia Feliz tem se tornado ano a ano uma importante manifestação do apoio à causa do câncer infantil e juvenil. As instituições participantes da campanha solicitam isenção do imposto, de modo a destinar o que seria recolhido em prol do tratamento de adolescentes e crianças com câncer. Todas as iniciativas beneficiadas têm finalidade pública, portanto, o valor do imposto beneficiará a população de adolescentes e crianças com câncer no estado e seus familiares. O pedido é autorizado pela União e ratificado pelas Secretarias de Fazenda dos Estados no diário oficial. A prestação de contas de todos os recursos arrecadados no McDia Feliz está disponível no http://institutoronald.org.br/noticias-contra-cancer/transparencia-instituto ronald/#relatorio-de-atividades, coordenador nacional da campanha.
Existem várias formas de participar do McDia Feliz. Os interessados podem comparecer ao restaurante McDonald’s de sua preferência e pedir um Big Mac na data da campanha, adquirir tíquetes antecipados do sanduíche ou produtos promocionais com as instituições participantes.