REGIÃO: Maior arquivo histórico sobre energia está aberto para visitação no Centro de Jundiaí
A cidade de Jundiaí abriga desde o início de dezembro, o maior arquivo histórico sobre energia do Brasil. A nova sede do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Energia e Saneamento é uma iniciativa da entidade sem fins lucrativos, que protege o patrimônio histórico dos setores de energia e de saneamento ambiental. Visitas ao acervo, que funciona de segunda a sexta-feira, são realizadas mediante agendamento (contatos abaixo). A ideia é transmitir, entre outros assuntos, o conhecimento sobre como fazer pesquisas em arquivos, quais são os instrumentos utilizados na exploração de informações e como o apoio à pesquisa da Fundação Energia e Saneamento pode auxiliar na extração de conteúdos.
“Ao longo de 20 anos de Fundação, mais de 6 mil pesquisadores passaram pelo nosso acervo. Abordamos os trabalhos mais interessantes, relevantes e curiosos. Sempre gratuito e disponível a pesquisadores, o arquivo instalado em Jundiaí seguirá subsidiando conteúdo do acervo para importantes pesquisas relacionadas a energia e saneamento, mas também a temas ligados ao processo de urbanização e industrialização do Estado de São Paulo”, adianta Maria Fernanda.
Formado pela documentação das empresas de energia paulistas, havendo também coleções particulares reunidas por profissionais que atuaram no setor de energia, o acervo, que integra um vasto patrimônio histórico gerado ao longo de mais de 100 anos de implantação e desenvolvimento da energia elétrica no país, é composto por mais de 1.600 metros lineares de documentos técnicos e gerenciais, 260 mil documentos fotográficos, cerca de 3.500 objetos museológicos, 50 mil títulos na biblioteca, além de documentos cartográficos, audiovisuais e sonoros, reunidos a partir de meados do século XIX. Entre os itens, destacam-se imagens antigas de Jundiaí e região, como documentos cartográficos, textuais e iconográficos.
O Núcleo de Documentação e Pesquisa recebe a visita, anualmente, de dezenas de pesquisadores nacionais e estrangeiros, oferecendo atendimento e cessão de uso de imagens. Lembrando que, para o acesso ao acervo é necessário o agendamento pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br ou através dos telefones (11) 3395-5508 e (11) 3224-1489.
Para além do espaço físico, interessados de outros estados podem conferir parte do acervo digital no www.energiaesaneamento.org.br/acervo.
O TRATAMENTO E A PRESERVAÇÃO DOS ARQUIVOS
O prédio, que comporta os arquivos históricos, conta com uma equipe fixa em Jundiaí que garante o tratamento dos itens do acervo. Mapas, livros, fotografias, plantas, documentos textuais, audiovisuais, entre outros, recebem cuidados que envolvem ações de preservação, estabelecendo a rotina de observação e controle de temperatura e umidade, avaliação do estado de conservação e higienização.
“Todo esse trabalho de tratamento e proteção dos arquivos também garante o acesso do público aos documentos do acervo, permitindo que livros, mapas, documentos textuais, estejam em condições de serem expostos”, finaliza Maria Fernanda.
SOBRE A FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.
EMPRESAS MANTENEDORAS DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
Sabesp, Cesp – Companhia Energética de São Paulo e Emae – Empresa Metropolitana de Águas e Energia
PATROCINADOR
CTG Brasil
SERVIÇO:
Quando: Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Energia e Saneamento
Onde: Rua Barão de Jundiaí, 202, Centro, Jundiaí – SP
Informações: (11) 3395-5508 ou http://www.energiaesaneamento.org.br/

















