REGIÃO: Melhorias no trânsito vinhedense refletem em diminuição de acidentes

Novo semáforo da Rua 9 de Julho já fazia parte  do projeto

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Embora algumas pessoas ainda contestem as mudanças que ajudaram a melhorar a fluidez do trânsito em VINHEDO, números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam queda no número de vítimas de acidentes na cidade.
Segundo os dados publicados no site da Secretaria, no primeiro quadrimestre de 2015 foram registrados 36,64% menos vítimas de lesão corporal culposa (sem a intenção de matar) por acidente de trânsito vinhedense em comparação ao mesmo período do ano passado, 2014. Em números absolutos, em 2015 foram 83 registros, contra 131 em 2014.
Se levar em consideração o ano de 2013, a queda é ainda maior. Houve uma redução de 43,53% no número de registros. Ou seja, em 2013, no período de janeiro a abril, VINHEDO teve 147 ocorrências de lesão culposa causada por acidente de carro.
Para entender melhor as mudanças realizadas no trânsito a FOLHA NOTÍCIAS entrevistou o responsável pela Secretaria de Transporte e Defesa Social, Antônio Luiz Falsarella, o popular ‘Toninho’ Falsarella.
Um trabalho contínuo
Conforme o secretário fez questão de enfatizar, todas as mudanças que ocorreram na cidade tinham por objetivo a melhoria do trânsito em todas as nuances possíveis. “Foi um plano de mudança completo. Primeiro estudamos a cidade, em seguida executamos as mudanças que mostraram-se necessárias e, agora, todos os munícipes estão colhendo os frutos dessas mudanças. Um desses frutos é termos na cidade um trânsito mais seguro, com menos acidentes e vítimas”, comemorou.
Ele também comentou sobre como foram iniciadas as melhorias. “Tudo começou com a inauguração da duplicação da Avenida Rosa Zanetti Ferragut. Com ela aberta ao fluxo, pudemos redirecionar o trânsito que ia para o Centro, deixando certas vias com mão única. A última fase foi a inversão de mão na rua Nove de Julho. O semáforo, inclusive, já estava programado, estávamos só esperando que a população se habituasse ao novo sentido da rua”, explicou.
Mas as mudanças não param por aí. Ainda existe o projeto de modificações na região do Portal de VINHEDO e de transformar as ruas do Jardim Itália em vias de mão única. Por fim, Falsarella faz questão de frisar que “todas as mudanças dão prioridade ao pedestre e ao transporte coletivo, para que depois seja pensado o veículo de passeio”. Conforme ele mesmo informa, essas prioridades não são estabelecidas pela Secretaria ou pela Prefeitura, mas, sim, pelo Plano de Mobilidade Urbana elaborado pelo Governo Federal, cujo plano precisa ter a sua versão municipal.
Sobre o mesmo assunto, o prefeito Jaime Cruz comentou à reportagem da FOLHA NOTÍCIAS que é favorável às mudanças. “Para continuarmos a crescer de forma ordenada, VINHEDO precisa passar por mudanças constantes, como as que foram feitas no trânsito. Embora numa primeira impressão esses novos rumos tomados possam não agradar a todos, posteriormente acabam facilitando a vida da população”, acredita.
“Como pôde ser acompanhado pela diminuição do número de vítimas, as mudanças estão surtindo efeito positivo, com todos concordando ou não. E os números são do Governo Estadual, não é uma estatística qualquer”, observa o prefeito.
Louveira quase não oscila
Quando LOUVEIRA é comparada com a cidade vizinha, percebe-se a falta que um estudo de trânsito faz ao município. Enquanto houve uma grande queda em VINHEDO, tendo as lesões corporais culposas causadas por acidente de trânsito reduzidas em apenas uma ocorrência, ao comparar-se o primeiro quadrimestre de 2015 e 2014 com o de  LOUVEIRA, em 2014 foram 40 registros, e o número ficou em 39 nesse ano, uma mudança ínfima para uma cidade tão rica e poderosa.
Resta à Administração Junior Finamore rever aquilo que foi alterado (como no Bairro Santo Antônio) e analisar se as mudanças foram benéficas aos louveirenses e asseguram a vida do motorista e do pedestre em LOUVEIRA, colocando em prática o Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
Valinhos também comemora queda
Com o Plano Municipal de Mobilidade Urbana já finalizado, VALINHOS também apresentou uma queda acentuada com relação às lesões corporais causadas por acidente de carro. Ao comparar-se o período de janeiro de 2015 com os mesmos meses do ano passado, houve uma diminuição de 35,32%. Em números absolutos, em 2014 foram 218 registros, contra 141 em 2015.
Mesmo cada uma das cidades apontadas tendo suas particularidades com relação ao trânsito, é inegável que as mudanças, quando feitas de maneira correta, planejada e bem aceita pela população, surtem efeito, e a prova está na queda do número de acidentes registrados.

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