REGIÃO: Movimento voltado ao aprendizado proporciona vivência empresarial aos jovens no estado de São Paulo
Segundo pesquisa, o Movimento gira quatro milhões de reais por ano e envolve mais de mil estudantes do ensino superior
Com o objetivo de trazer a experiência profissional para o âmbito universitário, o Movimento Empresa Júnior Paulista completa 27 anos em 2015. As chamadas “empresas juniores” são organizações sem fins lucrativos geridas por universitários de diversas formações acadêmicas e oferecem serviços que vão desde a área administrativa até as áreas de engenharia, comunicação e farmacêutica.
Distribuídas em instituições de ensino superior e presentes em todas as universidades paulistas que estão no ranking de vinte melhores do país, essas empresas desenvolvem projetos para clientes com um custo abaixo do mercado, o que dinamiza o aprendizado dos jovens e proporciona serviços de qualidade por valores equivalentes à realidade financeira de micro e pequenas empresas.
Além das próprias empresas, os estudantes se organizam por meio da Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP), que fomenta a participação em rede, o desenvolvimento e a integração dos membros do Movimento e que conta com mais de 30 empresas vinculadas. No mês de junho, dos dias 4 a 7, esses jovens empreendedores estarão juntos no Encontro Paulista de Empresas Juniores, promovido anualmente pela FEJESP, que acontecerá na cidade de Atibaia.
O Movimento Empresa Júnior (MEJ) nasceu em 1967, na França, a partir da carência que os universitários sentiam em uma formação empreendedora, bem como da necessidade de aplicação da teoria apreendida em sala de aula. Atualmente, o MEJ Paulista tem representação em mais de vinte cidades paulistas e informações sobre suas empresas podem ser obtidas no site www.fejesp.org.br.