REGIÃO: Notas do Ideb mostram Vinhedo e Valinhos bem!
Divulgadas as notas de 2013 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) pôde-se perceber como evoluiu a Educação em nosso País, em 2013. Em todas as cidades da região houve melhorias e pioras com relação às notas de suas escolas. O principal déficit aparece nas avaliações das provas do 9º ano, que, mesmo em alguns batendo a meta estipulada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), acabaram diminuindo com relação a nota de 2011.
EM LOUVEIRA ESTUDANTES TEM PIOR DESEMPENHO
Ao olharmos os números do Ideb em LOUVEIRA percebe-se que tanto os alunos do 5º quanto os do 9º anos evoluíram suas notas. Porém, a evolução dos últimos não foi suficiente para que fosse alcançada a meta do Inep nas escolas estaduais. Isso diz respeito aos alunos do 9º ano. De acordo com os números projetados, a nota esse ano deveria ser 5,1, porém, a média não passou de 4,9.
Apesar de parecer uma derrota, deve-se ter em vista que essa avaliação é superior à de 2011, quando foi aferida a média de 4,8.
Nas escolas municipais, que correspondem aos alunos até o 5º ano, as expectativas foram alcançadas com folga. A média projetada era de 6,1 e a nota alcançada foi de 6,6. Mais que isso, houve também crescimento com relação ao índice anterior, que mostrou a nota de 6,3.
VINHEDO SUPERA PROJEÇÃO
Os resultados apresentados nas escolas de VINHEDO superaram as expectativas projetadas pelo Instituto. Mas se comparar a diferença entre as escolas municipais e estaduais, as do Estado foram mais eficientes no ensino até o 9º ano. Isso porque enquanto as instituições educacionais municipais tiveram avaliação 4,9, as escolas estaduais alcançaram 5,0. Já a nota do Ensino Municipal em 2011 teve média 5,2.
Com relação ao ensino até o 5º ano prestado pelo município os resultados foram bem melhores. De acordo com a projeção, a nota média deveria ser 6,0, mas alcançou 6,3. Com isso também fica evidente a melhora com relação à última prova, quando a nota ficou em 5,9.
ESCOLAS MUNICIPAIS VÃO BEM EM VALINHOS
Em VALINHOS as escolas municipais tiveram destaque no último resultado do Ideb. Todas elas superaram as metas estipuladas, tanto na avaliação dos alunos do 5º ano quanto do 9º ano. No primeiro caso, a avaliação foi de 5,9, enquanto a projeção era de 5,4. No segundo, a projeção era de 2,9 e a nota foi 4,7.
No caso das escolas estaduais para os alunos do 9º ano a nota foi 5,2, menor que a projeção de 5,5. Esse número alcançado em 2013 foi igual ao de 2012. Com esse resultado, de modo geral, somadas notas da rede municipal e estadual, VALINHOS não alcançou a média do Ideb, que deveria ter sido no mínimo 5,2, mas não passou de 4,9 para os alunos do 9º ano.
ITATIBA NÃO BATE AS METAS
A pior situação entre as quatro cidades da região é a de ITATIBA que não conseguiu acompanhar nenhuma das notas projetadas. Os alunos do 5º ano deveriam ter alcançado a média de 5,8, mas ficaram com apenas 5,6. No caso dos estudantes do 9º ano a nota ficou em 5,0, mas, de acordo com a projeção feita deveria ter alcançado 5,2. Vale lembrar que todas as escolas avaliadas eram municipais. Algumas escolas estaduais também ficaram abaixo da média.
ENTENDA A NOTÍCIA
O Ideb foi criado em 2007 pelo Inep, e avalia, numa escala de zero a dez, como vai o desempenho dos alunos em língua portuguesa e matemática. Para calcular o indicador são usados dados sobre a aprovação escolar, que são obtidos no Censo Escolar, e o desempenho médio nas avaliações do Inep, que são o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Prova Brasil.