REGIÃO: O espetáculo ‘O menino teresa’ em agosto no Castro Mendes
A temporada na cidade de Campinas da Mostra de Teatro-Panorama Petrobras Distribuidora de Cultura – uma parceria entre a Petrobras e o Ministério da Cultura, tem suas últimas apresentações nos dias 08 e 09 de agosto (sábado e domingo), às 16h, com o espetáculo infanto-juvenil “O Menino Teresa”, da Banda Mirim, no Teatro Municipal Castro Mendes.
O espetáculo terá sessões com interpretes de libras, dia 08/08 (sábado) e audiodescrição, dia 09/08 (domingo).
A ideia de uma menina que decide, por uma tarde, virar um menino ganha um ar divertido no espetáculo “O Menino Teresa”. Vencedor dos Prêmios APCA Melhor Cenário e FEMSA Melhor Atriz e Melhor Cenário, o musical infantil, segunda produção da premiada Banda Mirim, foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014, percorreu Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Belo Horizonte e agora chega ao Rio de Janeiro.
Com texto e direção de Marcelo Romagnoli, a atriz Cláudia Missura é Teresa, uma menina com muita convicção e ingenuidade, pronta para desvendar os mistérios que envolvem os costumes e hábitos do mundo masculino.
Como em uma brincadeira de caça ao tesouro, a heroína organiza uma expedição – no melhor estilo Indiana Jones – e segue para o quarto escuro e abandonado dos meninos. Com uma vela na mão e na outra um mapa, Teresa aparece em cena com suas dúvidas e certezas, seus pensamentos e suas atitudes sobre as questões dos gêneros.
“Curiosidade é a palavra que move a infância”, explica Romagnoli. “Em O Menino Teresa, discutimos gênero, trocamos identidades e ampliamos as possibilidades. Isso através de uma menina que irá subverter a ordem ao entrar no quarto dos meninos”, completa.
Neste musical há somente mais uma personagem representada pela compositora e instrumentista Tata Fernandes, que empunha uma guitarra, canta e ajuda a protagonista a entender o universo masculino.
Espetáculo delicado e intimista, O Menino Teresa busca também, nesse desvendamento do masculino, o reencontro da menina com a figura paterna. Os mistérios do outro sexo são tratados de forma divertida e suave, onde vale mais a diversão do que as certezas dos adultos.
Teresa descortina um mundo em que há mais igualdades do que diferenças – sempre anotando tudo no caderninho que leva no bolso, e no qual faz um detalhado “placar” entre os sexos.
Trazendo os desafios da infância em investigar o mundo, o outro e a si mesmo, O Menino Teresa é um delicioso convite para falar sobre a identidade e discutir os padrões ou a falta deles.
Após ser adaptada para a linguagem televisiva para gravação de especial veiculado na TV Cultura e ter virado série de oito episódios no suplemento “Folhinha” do jornal Folha de S.Paulo, a peça O Menino Teresa ganha sua versão em livro com o lançamento de “Os Mundos de Teresa” de Marcelo Romagnoli (Ed. Companhia das Letrinhas) que é vendido depois das sessões.
Essas apresentações marcam também as comemorações de 10 anos do grupo, completados em 2014, prometendo muita diversão.
PROGRAMA PETROBRAS DISTRIBUIDORA DE CULTURA
Lançado em abril de 2009, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura foi criado com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e já contemplou mais de 160 espetáculos teatrais. Até o momento já foram realizadas cerca de duas mil apresentações em 130 municípios de todos os estados brasileiros, atingindo público superior a 500 mil pessoas.
SERVIÇO
MOSTRA DE TEATRO-PANORAMA PETROBRAS DISTRIBUIDORA DE CULTURA
O MENINO TERESA
Data: 08 e 09 de maio
Horário: 16h
Texto e direção: Marcelo Romagnoli
Elenco: Claudia Missura e Tata Fernandes
Ingresso: R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Classificação: 5 anos
Duração: 50 minutos
TEATRO MUNICIPAL CASTRO MENDES
Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial
Telefone: 19. 3272-9359
Sessões com interpretes de libras, dia 08/08 (sábado) e audiodescrição, dia 09/08 (domingo).