REGIÃO: Polícia Militar realiza audiências para integração com a população
Uma série de audiências públicas começam a ser realizadas nas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) como estratégia do atual comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Nivaldo Cesar Restivo, com o objetivo de aproximar a Polícia Militar (PM) da sociedade, criando um canal direto com o cidadão para apresentar dados relativos à atuação dos policiais militares em cada cidade do Estado de São Paulo.
MOSTRA DE DADOS
A reportagem da FOLHA NOTÍCIAS esteve presente na audiência pública realizada terça-feira, 18, no auditório do Ceprovi (Centro de Educação Profissional de VINHEDO) e que teve como apresentador o tenente Martinez, comandante interino da Polícia Militar da região de VINHEDO e VALINHOS. Na audiência foram apresentados diversos dados sobre a atuação da Policia Militar em VINHEDO tendo como resultante a diminuição ou aumento das modalidades criminais de furto, roubo, homicídio e estupro. O tenente Martinez explicou para o público, formado em sua maioria por alunos do Ceprovi que foram à audiência encaminhados pelo professor e vereador Sandro Rebecca, as diferenças entre o furto e o roubo e respondeu perguntas formuladas pelo coronel Guidi, presidente do Conseg de VINHEDO, presente ao evento.
“Esse programa de audiências públicas começou nos batalhões de da cidade de Marília e foi escolhido para ser a nova política do comando para aproximar a Polícia Militar da população e vai entrar em rotina permanente a partir de agora em toda a RMC, como já acontece com outros programas da Corporação como o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e visa prevenir o uso de drogas nas escolas entre as crianças do ensino fundamental, e o JCC (Jovens Construindo a Cidadania), tem por finalidade auxiliar na educação, cultura e lazer, nos aspectos relacionados à prevenção criminal juvenil, às drogas e à violência, na promoção da cidadania”, informa o tenente Martinez.
VIZINHANÇA SOLIDÁRIA
Segundo o militar, esses programas são destinados a colaborar na orientação, estudos, trabalhos e atividades diversas, abrangendo a área criminal e sua respectiva prevenção, no ambiente escolar e na comunidade, dentro da consciência democrática do povo brasileiro. Além dos programas no âmbito do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança Pública) como o premiado Vizinhança Solidária, coordenado pelo atual presidente do Conseg de VINHEDO, coronel Guidi.
EM VALINHOS
Dentro desta política de aproximação com a população, A Câmara vai sediar na próxima quarta-feira, dia 2, às 19h, mais uma audiência pública da Polícia Militar. A apresentação, que será feita pelo comandante interino da 4ª Companhia da PM, Tenente Martinez, trará informações do trimestre sobre os índices criminais, a produtividade policial, plano de ação e demais atividades relacionadas ao policiamento do município de VALINHOS. A entrada é aberta ao público.
A Câmara fica na Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, no Residencial São Luiz, em VALINHOS.
EM LOUVEIRA
Já em LOUVEIRA, a segunda audiência acontece nesta segunda-feira (31), às 19h30, no salão de festas da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Capivari. Toda população está convidada!