REGIÃO: Prefeitos de Vinhedo e Valinhos discutem o enfrentamento da crise
O prefeito de VINHEDO, Jaime Cruz, e o prefeito de VALINHOS, Clayton Machado, participaram, na última segunda, 30, em Campinas, da reunião mensal do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, que discutiu, entre outros assuntos, o enfrentamento da crise econômica no país e que vem afetando as finanças de todos os municípios. Enquanto Jaime Cruz enfatizou a necessidade de se reforçar o pacto de boas práticas na gestão pública e a necessidade de revisão do pacto federativo que estabelece a distribuição dos tributos arrecadados entre os governos federal, estadual e municipal, Clayton Machado propôs que as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) decretem ‘estado de calamidade econômica’ em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas.
“Hoje os municípios assumem responsabilidades na área da saúde, por exemplo, que nos obriga a investir mais do que os 15% do orçamento para atender a demanda da população porque não recebemos maior contrapartida do governo federal. Essa realidade precisa mudar para que as cidades possam gerir melhor o dinheiro em prol da população”, defende o prefeito vinhedense.
Clayton Machado, por sua vez, solicitou que as Câmaras de Vereadores recebam uma carta assinada pelos prefeitos da RMC informando sobre a crise das Prefeituras, pedindo uma ‘trégua política da oposição’. “Agora é hora de trabalharmos pelo povo, encontrando saídas. Porque agora não é hora de fazer uma política irresponsável. Eu consegui aprovar uma lei que possibilita o município utilizar recursos que estão em depósito judicial. Tem vereador entrando na Justiça e pedindo liminar para barrar a lei. É melhor que o dinheiro esteja na conta bancária ou que deixe o cidadão morrer?”, questionou Clayton.
Como exemplo de boas práticas na gestão pública para enfrentar a crise econômica, Jaime Cruz também expôs as ações adotadas em VINHEDO, que incluíram a previsão do corte de 10% nos gastos públicos, redução do consumo de água e energia nos prédios públicos, devolução de carros oficiais alugados, incluindo o do gabinete do prefeito, corte nos salários do prefeito e secretários entre outras ações.
A reunião foi convocada pelo presidente do Conselho, o prefeito de Campinas, Jonas Donizete, para tratar da crise econômica que atinge o Brasil e afetou a arrecadação dos municípios com a queda da receita e prejuízo dos serviços. Ao término da reunião, o presidente do Conselho da RMC, afirmou que será feita uma carta do Conselho a ser encaminhada aos governos federal, estadual, deputados, presidentes das Câmaras Municipais e Tribunal de Contas, além de esclarecer à população, explicando sobre o atual momento econômico vivido pelas Prefeituras, incluindo as ações de cortes de investimentos e dificuldades de fechamento das contas anuais. Também foi assinado um termo de cooperação para adotar o programa em defesa do movimento ‘Eles por Elas’, uma realização da ONU Mulheres em prol das mulheres e meninas ao redor do mundo para que tenham o direito a uma vida livre de discriminação, violência e pobreza.