REGIÃO: Presidente nacional do PV visita cidades
O presidente nacional do Partido Verde (PV) e deputado Federal José Luiz Penna esteve na região na última segunda-feira, 8. Ele passou primeiro em LOUVEIRA, onde conversou com membros do partido na cidade tendo como tema a troca do atual Governo Federal.
O empresário Julliano Gasparini, presidente do PV de LOUVEIRA, fez a apresentação de Penna ao público. Ele destacou a importância da visita e apresentou três novos filiados, João Bosco, Ricardo Cardoso da Silva e Márcio Santos, além de entregar mais 15 novas fichas de filiação. Com isso, o Partido Verde passou a ter o maior número de filiados na cidade. São mais de 370 pessoas que estão somando forças para o projeto municipal futuro.
Quando Penna tomou a palavra falou sobre as dificuldades em se fundar o PV não só no Brasil, mas no mundo todo. Mais que a fundação, a manutenção do partido no cenário nacional também foi discutida, uma vez que muitos críticos julgam que não houve crescimento no número de filiados. Para Penna isso é normal, já que a ideologia do PV preza pela qualidade das pessoas que fazem parte do grupo.
Ainda falando sobre a fundação do partido, o presidente lembrou que de início acreditava-se que era apenas um delírio de intelectuais. “Diziam que não iria faltar água, que o clima não iria mudar, que era tudo bobagem. Mas hoje está comprovado que a gente tinha a absoluta razão, quando defendia isso há 30 anos atrás”, ressaltou.
Penna lembrou da importância de trocar o atual Governo Federal. Disse que após a queda do avião que matou Eduardo Campos (PSB), Marina Silva parece ser a esperança dessa troca, mesmo tendo tido uma passagem conturbada pelo PV. Ele também falou do candidato à presidência do PV, Eduardo Jorge. Mais tarde, em entrevista exclusiva à FOLHA NOTÍCIAS, o presidente destacou os temas mais importantes que fizeram parte da pauta da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Federal, da qual faz parte. Para ele, a má agricultura que financia grande parte dos políticos é um dos maiores obstáculos para um desenvolvimento sustentável. Além disso, como grande parte da própria comissão é formada por esses mesmos políticos, é necessário grande habilidade para não deixar que certos retrocessos aconteçam. “Agora estamos preocupados com a PEC 215, que é uma ruptura do pacto com os índios. Para enfrentar esse desafio é necessário que tenhamos uma bancada maior. Hoje somos em 9, mas, pela firmeza do nosso discurso, acredito que 20 seria um número adequado”, completa.
Sobre a disputa presidencial Penna revela que o Partido Verde deve se alinhar a favor da alternância de poder. “Nós vamos lutar pela alternância de poder. Nós vamos ter que tirar o que se repete, faz parte da Democracia. O que não está bom, tem que tirar!”
Por último, ele ressalta a importância da reforma política. “A fonte de toda a corrupção é o regime presidencialista brasileiro, que é mais autoritário que o Segundo Império. Todo o dinheiro do Brasil vai para o Governo Central. Então, a máquina de corrupção é justamente a máquina que faz o tráfico de influência. Essa é que é a tragédia brasileira”, concluiu.
VISITA À VINHEDO
Saindo de LOUVEIRA, Penna ainda participou de um jantar em VINHEDO com o prefeito Jaime Cruz, que pertence à mesma sigla. Foi realizada uma reunião com os ‘verdes’ e alguns secretários. De lá, todos se dirigiram para o restaurante La Nonna, onde Penna falou aos presentes. Mais uma vez o destaque foram as diretrizes do partido e as eleições 2014. No encontro também esteve presente o deputado Estadual Beto Trícoli.
REUNIÃO EM VALINHOS
Na sexta-feira, 5, houve outra reunião com a participação de Penna. Dessa vez o evento ocorreu na Fonte Santa Tereza, em VALINHOS. Muitos partidários e simpatizantes estiveram prestigiando a reunião. Os temas relevantes à região, como água e preservação do Meio Ambiente, foram levantados e discutidos por todos.