REGIÃO: Principal representante da flauta doce no brasil, o quinta essentia quarteto chega em Campinas
No dia 24 de outubro, o público campineiro terá a oportunidade de vivenciar um momento mágico de experimentação das possibilidades infinitas da flauta doce, um dos instrumentos utilizados na música de câmara. Nesse dia, o Quinta Essentia Quarteto, principal representante da flauta doce no Brasil e um dos mais importantes grupos de música de câmara da atualidade, apresenta o seu espetáculo “Falando Brasileiro”, na CPFL Cultura, na cidade de Campinas.
Se utilizando de vários elementos, o Quinta Essentia apresenta a versatilidade da flauta barroca, e da sua família de instrumentos, em diferentes cenários musicais. Com uma formação inusitada, quatro integrantes e um único instrumento, os músicos revelam para os mais diferentes públicos que a flauta doce é um instrumento musical encantador.
O grupo que vem inspirando novos trabalhos, fomentando novos públicos e divulgando a cultura brasileira e a música de câmara nacional em diferentes países do mundo, possui em sua formação membros que se conservam em constante capacitação pedagógica para realizar um trabalho de formação de jovens músicos e amantes da música com excelência. Com uma agenda consistente durante o ano todo, o Quinta Essentia também mantém projetos de formação de público, para que mais pessoas conheçam a música erudita brasileira e para que a imagem da flauta doce como um instrumento musical e artístico, seja divulgada e fortalecida. Entre os projetos estão concertos didáticos em escolas e espaços culturais, a criação de um blog FlautaDoceBR que o grupo mantém com conteúdo relacionado à flauta doce, educação musical e à pesquisa e performance do instrumento, além da organização de eventos como o ENFLAMA – Encontro Nacional de Flauta Doce (www.quintaessentia.com.br/enflama), que aconteceu em sete edições itinerantes.
“Acreditamos na importância da popularização da música erudita e direcionamos parte do nosso trabalho, para aproximar as pessoas dela. Observamos músicas com mais de trezentos anos, que continuam a serem tocadas e admiradas por muitos até hoje, e consideramos isso um grande sinal de sua qualidade e mérito. Certamente, se a música clássica fosse veiculada na mídia de massa de uma forma atual e natural, não como um produto de elite, ela seria tão consumida como qualquer show de rock ou outro tipo de música” – comenta Gustavo de Francisco, integrante e um dos fundadores do quarteto.
Para o concerto de Campinas, o grupo prepara o repertório do seu segundo disco, “Falando Brasileiro”, repleto de composições originais para flautas doces e de arranjos de melodias consagradas. Com este trabalho, o quarteto pretende surpreender o público utilizando instrumentos que proporcionam uma “fala”, apresentando o ‘sotaque’ brasileiro: uma mistura de diferentes ritmos herdados da música africana e da fluente melodia herdada da música européia. O disco Falando Brasileiro remete o público às histórias de uma reunião de poemas musicais nacionais.
“O público pode esperar o oposto do que eles já conhecem da flauta doce. Pretendemos surpreender as pessoas com diversas possibilidades da flauta doce, desde a infinidade de instrumentos, até a variedade de estilos e sons. A flauta doce será apresentada como um verdadeiro instrumento musical e artístico, não apenas como um sub-instrumento de iniciação musical” – complementa Gustavo de Francisco.
Falando Brasileiro apresenta uma nova maneira de fazer música, já que o quarteto utiliza instrumentos europeus carregados de história européia, porém na execução de música brasileira para flauta doce, feito não realizado por nenhum músico estrangeiro.
A crítica musical ressalta a grande contribuição do Quinta Essentia para o cenário brasileiro da flauta doce, durante seus quase dez anos de formação. Nesse período, o grupo modificou o cenário da flauta doce brasileira, contribuindo com a transição de um instrumento que antes era visto apenas como um instrumento de musicalização, ampliando os espaços de atuação para o instrumento, atingindo um cenário de respeito e se apresentando por diversos concertos no Brasil.
A flauta possui uma família de instrumentos de diferentes tamanhos e timbres. O Quinta Essentia utiliza diversas flautas em suas interpretações. Os instrumentos são escolhidos de acordo com a sua sonoridade para que o grupo atinja um melhor resultado a cada novo trabalho.
Sua coleção de instrumentos é formada por exemplares antigos e modernos. Além das flautas barrocas, o grupo faz uso de um consort renascentista do luthier Adrian Brown e de flautas doces modernas como: as “square recorders”, ou como são carinhosamente reconhecidas pelo público brasileiro, as flautas doces quadradas. As flautas doces harmônicas – Helder e Tarasov, as flautas “dos sonhos”, e ainda, a mais nova integrante: a flauta doce Eagle. Essa interessante coleção de instrumentos da família da flauta doce torna cada concerto uma experiência ainda mais rica para o público.
O Quinta Essentia, conhecido mundialmente como o “quarteto de flautas do Brasil”, chega à Campinas para uma apresentação repleta de significados e convida o público para um momento poético de aproximação com a música erudita.
DEZ ANOS DE MÚSICA
Formado por Renata Pereira, Gustavo de Francisco, Felipe Araújo e Fernanda de Castro, o Quinta Essentia Quarteto, que em abril de 2016 chega aos seus dez anos de formação, além de um vasto repertório, possui uma consolidada carreira internacional, com concertos realizados em seis países (Itália, França, Alemanha, China, Namíbia, Bolívia), em sete turnês diferentes. Com a próxima turnê internacional confirmada para Maio de 2016, nos Estados Unidos, o quarteto se prepara para um período especial em comemoração aos dez anos e prevê o lançamento de um novo disco, chamado “A Arte da Fuga” de J. S. Bach.
Entre os importantes concertos realizados pelo grupo, estão abertura do Prêmio Francesco Maria Ruspoli de música barroca na Itália, e festivais consagrados de Música Antiga, como o Festival Internacional de Música Renascentista y Barroca Americana “Misiones de Chiquitos” na Bolívia, e o Festival Les Festes Baroques en Terre des Graves et du Sauternais em Bordeaux, na França.
Ganhador de diversos prêmios, o grupo possui uma discografia importante para a flauta doce no Brasil. Com o álbum La Marca (2008) resultado do Prêmio Estímulo 2007 da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e seu segundo álbum, Falando Brasileiro (2014), o grupo marca a presença da flauta doce na música de câmara nacional.
Parte de um seleto grupo, o Quinta Essentia, um dos poucos grupos de música de câmara com formação estável e com um trabalho consistente e em longo prazo, termina o ano de 2015 com cerca de duzentos e cinquenta concertos realizados, chegando a realizar quarenta e três concertos em apenas um ano (em 2014).
Para saber mais sobre o trabalho e agenda do Quinta Essentia, acesse as redes sociais do grupo:
www.youtube.com/essentiaquarteto
soundcloud.com/quintaessentiaquarteto
PARA ROTEIRO:
Concerto “Falando Brasileiro” dentro da série “Música erudita contemporânea – Os mundos de Mário de Andrade e a contemporaneidade”
SINOPSE
Fazer música de câmara com flautas doces é transitar no velho e no novo mundo das expressões musicais. No Brasil, a relação com o antigo fascinou o grupo, exatamente pelo risco criativo nas interpretações de um texto musical – esta é a profissão de fé artística do Quinta Essentia.
Esta mistura entre a matriz europeia e as cores dos sons nacionais espalhados pelo país, reflete-se nas suítes e quartetos do argentino Eduardo Escalante, que veio para São Paulo aos doze anos de idade, em 1949 e naturalizou-se brasileiro, sendo aqui aluno de Camargo Guarnieri; do gaúcho Bruno Kiefer; e do petropolitano César Guerra-Peixe, que transitou pela vanguarda experimental e também pelo nacionalismo preconizado por Mário de Andrade
O Falando Brasileiro está repleto de composições originais para flautas doces e de arranjos de melodias consagradas. Com este trabalho, utilizando instrumentos que proporcionam uma “fala”, o grupo apresenta o ‘sotaque’ brasileiro: uma mistura de diferentes ritmos herdados da música africana e da fluente melodia herdada da música européia. Falando Brasileiro nos conta as histórias dessa reunião de poemas musicais nacionais.
Quando: Dia 24 de Outubro
Horário: 20h00
Onde: CPFL Cultura – Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP – (19) 3756-8000 – Sala Umuarama – Capacidade: 162 lugares
Classificação etária: 14 anos
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h00. Vagas limitadas
FICHA TÉCNICA
QUINTA ESSENTIA QUARTETO: Felipe Araújo (flauta doce)
Fernanda de Castro (flauta doce)
Gustavo de Francisco (flauta doce)
Renata Pereira (flauta doce)
Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini
PROGRAMA
– Jura (sinhô)
– Choro do Fábio (Rafael dos Santos)
– Desafinado (Tom Jobim)
– Ponta de Areia (Milton Nascimento e Fernando Brant)
– Quatro peças para flautas doces (Eduardo Escalante): Canoa (Barcarola), Chorinho (Fugato), Moderado e Embolada
– Choro pro Zé (guinga)
– Quarteto no. 1 para flautas doces (Eduardo Escalante): Paisagem, Modinha (Jardim da Luz), Dança (trenzinho da Cantareira) e Rondó (metrô)
– Primeira Suíte Infantil (Guerra-Peixe): Ponteio, Valsa, Choro, Seresta e Achechê
– Cinco poemas da terra (Bruno Kiefer)
PRÓXIMOS EVENTOS
Teatro Itália – Dia 03 de Novembro
Concerto “Falando Brasileiro e Renascença Italiana”
Local: Av. Ipiranga, 344 – República, São Paulo – SP, 01046-010
Capacidade: 276 lugares
FATEC Tatuí – Dia 12 de Novembro – 14h00
Local: Rod. Mario Batista Mori, 971 – Jardim Aeroporto, Tatuí – SP, 18270-600
O grupo visita o estúdio da FATEC Tatuí como convidado para as aulas de Técnicas de Gravação, e será realizada a primeira gravação do disco “A Arte da Fuga” com previsão de lançamento em 2016. Evento fechado para os estudantes da FATEC.