REGIÃO: Sesc tem programação especial a partir deste fim de semana
A partir deste fim de semana, começa o evento FestA! – Festival de Aprender 2019, em todos as unidades do Sesc do Estado de São Paulo, com inúmeras oficinas culturais e de aprendizado gratuitos, em programação especial. Acompanhe:
Animando Filmes: Rotoscopia Manual e Digital Oficina Com Analúcia Godoi
Transforme uma filmagem em animação. Depois da gravação em vídeo, um desenho é feito, de maneira manual ou digital, com base em cada frame dessa captura e essas ilustrações formam uma animação.
Sobre a oficineira:
Analúcia Godoi estudou Imagem e Som na UFSCar, é sócia e diretora do estúdio de animação Giroscópio Filmes, desde 2008.
Dias 16 e 17/3 | sábado e domingo | 10h30 às 18h
Atividade não sequencial
Foyer do Teatro |10 vagas por hora
Grátis. Menores de 7 anos devem estar acompanhados por um adulto de referência. Entrega de senhas no local, 30 minutos antes.
Bonecos de Sucata Oficina Com Renato Barbosa e Márcia Puntel
Um momento para experimentar materiais de sucata e explorar diferentes propostas de criação de bonecos da cultura popular. Uma oportunidade de vivenciar momentos em família, explorar materiais e criar.
Sobre os oficineiros:
Renato Barbosa é arte educador e ecobrinquedista, atua como difusor das linguagens do brincar e suas materialidades. Formado em arquitetura, encontrou nos brinquedos sua arte e nos materiais reutilizáveis sua matéria-prima
Márcia Puntel é bacharel e licenciada em Artes Visuais e Design pela PUC. Com mais de 20 anos de experiência em produção artística e ensino de arte para crianças, jovens e adultos.
Dia 16/3 | sábado | 10h30 às 18h
Área de Convivência | 20 vagas por hora
Grátis. Para maiores de 7 anos | Menores de 7 anos devem estar acompanhados por um adulto de referência.
Entrega de senhas no local, 30 minutos antes.
Gravura com Objetos Inusitados Oficina com Geovana Martinez e Maria Eugênia Zimbres, do Coletivo Operárias
A partir de objetos inusitados, matrizes tradicionais e produzidas em impressora 3D, os participantes realizarão um dos processos mais tradicionais das artes plásticas, a gravura.
Sobre as oficineiras:
O Coletivo Operárias nasceu pela paixão das artistas Geovana Martinez, formada em Artes Visuais pela ECA-USP, e Maria Eugênia Zimbres, graduanda também em Artes Visuais pelo IA-UNICAMP, pela gravura e a vontade de expandir as possibilidades alternativas àquelas já propostas pelas técnicas tradicionais de gravura. Ambas possuem vasta produção em gravura, mas também fazem experimentações com outras técnicas, tais como pintura, desenho e fotografia.
Dia 17/3 | domingo | 10h30 às 18h
Sala de Múltiplo Uso 01 | 12 vagas por hora
Grátis. Entrega de senhas no local, 30 minutos antes.
Robôs de Sucata Oficina com Com Renato Barbosa e Márcia Puntel
Um momento para experimentar materiais de sucata e explorar diferentes propostas de criação de robozinhos e outros brinquedos. Uma oportunidade de vivenciar momentos em família, explorar materiais e criar.
Sobre os oficineiros:
Renato Barbosa é arte educador e ecobrinquedista, atua como difusor das linguagens do brincar e suas materialidades. Formado em arquitetura e desde então encontrou nos brinquedos sua arte e nos materiais reutilizáveis sua matéria-prima.
Marcia Puntel é bacharel e licenciada em Artes Visuais e Design pela PUC. Com mais de 20 anos de experiência em produção artística e ensino de arte para crianças, jovens e adultos.
Dia 17/3 | domingo | 10h30 às 18h
Área de Convivência | 20 vagas por hora
Grátis. Para maiores de 7 anos | Menores de 7 anos devem estar acompanhados por um adulto de referência. Entrega de senhas no local, 30 minutos antes.
Djembelétron: Orquestra de Tambores e Computadores Oficina Com o Instituto África Viva
Atividade de percussão africana utilizando instrumentos originais da África e ferramentas tecnológicas de baixo custo (lixo eletrônico) para aprendizado, prática e criação artística, unindo as polaridades: Ancestralidade (Orquestra de Tambores e Percussão da África Oeste, pertencentes à cultura Mandén) e Contemporaneidade (computadores, tablets, celulares e interfaces multimídia que utilizam sons, samples, efeitos, vídeos e imagens digitais).
Sobre os oficineiros:
LuisKinugawa (Percussão Africana) Musicoterapeuta e percussionista, especializado no Tambor Djembê da Guiné Conacri, onde morou por 2 anos. Fundou o Instituto e Canal África Viva em 2006, ONG que pesquisa e promove culturas tradicionais para o desenvolvimento humano e é diretor artístico do trabalho da Cantora e Bailarina Fanta Konatê com a TroupeDjembedon.
Teo Ponciano (Multimídia) Percussionista, VJ, sonoplasta, cenotécnico, técnico eletrônico e de som. Trabalha e pesquisa percussão acústica em interação com os meios eletrônicos.
Dia 16/3 | sábado | 10h30 às 13h30 e 15h às 18h
Atividade sequencial
Espaço de Tecnologias e Artes | 15 vagas
Grátis. Inscrições a partir das 14h do dia 14 de março através do site sescsp.org.br/festa
CON.FIAR: Patch, bordado e histórias Oficina com Bianca Habib e Flávia Lhacer
Os participantes são convidados a costurar e bordar peças, formando um patchwork coletivo. As peças menores são porções criativas de cada participante, que ali borda uma história. O conjunto das histórias forma a história daquele dia, tecida por todos e cada um…
Sobre as educadoras:
Bianca Habib é Arquiteta e Urbanista – USP (2002). Projetou parques e playgrounds na Espanha, de 2003 a 2010, integrou a Cia. Mandril como cenógrafa e figurinista. Colaborou em projetos da TEIA, em São Carlos e realizou o mestrado: LudiCidade: Episódios Urbanos do Brincar.
Flávia Lhacer é professora de bordado, artista e figurinista. É Formada em Artes Plásticas pela Faculdade Armando Alvares Penteado, participou como integrante dos Coletivos Clube do Útero e Feito à Mão.
Dia 16/3 | sábado | 10h30 às 13h30 e 14h30 às 17h30
Atividade sequencial.
Sala de Múltiplo Uso 01 | 20 vagas
Grátis. Inscrições a partir das 14h do dia 14 de março através do site sescsp.org.br/festa
Marcenaria: Robôs e Naves Espaciais Oficina com André Kavakama e Tomás Kavakama
Na primeira parte da oficina os participantes usarão apenas ferramentas manuais para a construção dos brinquedos e tinta para colorir. Na segunda metade o adulto responsável aprenderá a usar ferramentas elétricas para criar brinquedos mais complexos com o auxílio dos oficineiros.
Sobre os oficineiros:
André Kavakama (Marcenaria Experimental) é arquiteto e urbanista de formação (FAU-USP), designer gráfico e marceneiro.
Tomás Kavakama é arquiteto e urbanista (FAU-MACKENZIE) e fundador da Oficina Moinho, um atelier de produção artesanal e autoral.
Dia 16/3 | sábado | 10h30 às 13h30
Dia 17/3 | domingo | 15h às 18h
Atividade não sequencial (2 turmas)
Espaço de Tecnologias e Artes |20 vagas
Menores de 12 anos devem estar acompanhados por um adulto de referência.
Grátis. Inscrições a partir das 14h do dia 14 de março através do site sescsp.org.br/festa
Marcenaria: Banquinho Rústico Oficina com André Kavakama e Tomás Kavakama
Construção de um banquinho com ferramentas manuais e elétricas. Na primeira parte da oficina os participantes usarão apenas ferramentas manuais, algumas usadas desde a antiguidade, para fazer os encaixes do banquinho. Na segunda metade poderão usar algumas ferramentas elétricas que temos acesso no mundo contemporâneo e que facilitam os trabalhos de marcenaria.
Sobre os oficineiros:
André Kavakama (Marcenaria Experimental) é arquiteto e urbanista de formação (FAU-USP), designer gráfico e marceneiro.
Tomás Kavakama é arquiteto e urbanista (FAU-MACKENZIE) e fundador da Oficina Moinho, um atelier de produção artesanal e autoral.
Dia 16/3 |sábado | 15h às 18h
Dia 17/3 | domingo | 10h30 às 13h30
Atividade não sequencial (2 turmas).
Sala de Múltiplo Uso 05 | 20 vagas por turma
Grátis. Inscrições a partir das 14h do dia 14 de março através do site sescsp.org.br/festa
Vermicompostagem: Compostagem com Minhocas Oficina com André SantachiaraFossaluza, Agente de Educação Ambiental do Sesc Jundiaí
Aprenda como montar, reformar e manter um sistema de compostagem de restos de alimentos com a utilização de minhocas, numa tecnologia desenvolvida para ambientes urbanos e que tem como base os processos de decomposição que acontecem no ambiente natural. Veremos como é possível lidar com nossos resíduos orgânicos (mais de 70% do nosso lixo é orgânico!) de uma forma simples, eficiente e com baixo custo.
Dias 16 e 17/3 | sábado e domingo | 15h às 17h
Atividade não sequencial.
Terraço Panorâmico | 20 vagas
Grátis. Entrega de senhas no local, 30 minutos antes.
Sujeito a alteração de local e quantidade de vagas, em razão de condições climáticas.
Vestíveis Afrofuturistas Oficina com Alexandre dos Anjos
A partir do resgate de uma memória ancestral e exercícios de imaginação do presente e do futuro de pessoas negras, a atividade propõe a construção de objetos, acessórios e outras peças vestíveis inspiradas no movimento Afrofuturista.
Sobre o oficineiro:
Alexandre dos Anjos é figurinista, estilista e ilustrador, formado em Moda pela Faculdade Santa Marcelina (2010), graduado em Desenho de Moda também pela Faculdade Santa Marcelina. Desenvolve figurinos para carnaval, circo, teatro e cinema, além de coleções de moda para confecções. Já trabalhou para marcas como Ellus, Cavalera e KarllaGirotto e Weider Silveiro, desenvolvendo jeans, alfaiataria e desfile. Lecionou desenho de moda em cursos livres do Senac, na Ong Fundação Francisca Franco e outras.
Dia 17/3 | domingo | 10h30 às 13h30 e 15h às 18h
Atividade não sequencial (2 turmas)
Espaço de Tecnologias e Artes | 15 vagas
Grátis. Inscrições a partir das 14h do dia 14 de março através do site sescsp.org.br/festa
Origami com Led Oficina com HelôMayumi, artesã e origamista
Nesta oficina vamos juntar a arte milenar do origami tradicional às lâmpadas de led, dando um efeito especial às dobras. Afinal, é FestA!
HelôMayumi é graduada na área de exatas, começou a dar oficinas de origami há mais de 10 anos, atendendo todas as idades. Atualmente dá cursos de origami, quillingpaper e encadernação.
Dias 16 e 17/3 | sábado e domingo | 10h30, 12h, 15h, 16h30 | 20 vagas por horário
Para maiores de 7 anos | Menores de 7 anos devem estar acompanhados por um adulto de referência.
Atividade não sequencial.
Área de Convivência
Grátis. Entrega de senhas no local, 30 minutos antes.