REGIÃO: Treinamento gratuito para atendimento a vítimas de parada cardíaca

reg_cardiaca_cred-reproducaoO Instituto Terzius, de Campinas, realizará neste domingo, 6, a partir das 8h, o ‘2º Treinamento em Massa de Massagem Cardíaca’. As aulas acontecerão no Ginásio do Taquaral, em Campinas, de hora em hora e contarão com o auxílio de manequins e desfibrilador externo automático (DEA). Os treinamentos serão ministrados por um grupo de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas respiratórios. A expectativa é treinar mil pessoas, aproximadamente, além de conscientizar a população.

Treinamento
O rápido reconhecimento, o início da massagem cardíaca e a utilização precoce de um desfibrilador externo automático pela população pode aumentar em 30% a chance de sobrevivência de uma vítima de parada cardíaca.
O procedimento é simples. Basta ajoelhar-se ao lado da vítima, colocar o “calcanhar” da mão no centro do tórax, manter os cotovelos estendidos, e comprimir com força e rapidez, entre 100 a 120 compressões por minuto até a chegada de ajuda.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os ataques cardíacos matam, anualmente, 15 milhões de pessoas. Esse cenário pode ser revertido se a população estiver preparada para o primeiro atendimento. O diretor do Instituto Terzius, Luiz Guilherme Carderon, explica que a massagem cardíaca manterá o fluxo sanguíneo no coração e no cérebro, aumentando as chances de sobrevivência.

“O serviço médico, geralmente, tem um tempo resposta em torno de 30 minutos, contudo, se tivermos pessoas treinadas no reconhecimento de uma parada cardíaca e capacitadas a realizar a massagem, a taxa de sobrevivência aumenta significativamente. É importante ressaltar que a cada minuto que o coração fica parado, a vítima do ataque cardíaco perde 10% de chance de sobrevivência”.
[Luiz Guilherme Carderon, diretor do Instituto Terzius]

 

SERVIÇO

2º Treinamento em Massa de Massagem Cardíaca
Data:
 6 de novembro de 2016
Horário: das 8h às 17h
Local: Ginásio do Taquaral
Endereço: Av. Heitor Penteado, s/n – Lagoa do Taquaral, Campinas – SP

468 ad