REGIÃO: Vacina pentavalente falta em LOUVEIRA e VALINHOS
O desabastecimento com relação às doses de vacina pentavalente está causando apreensão aos moradores de cidades como LOUVEIRA e VALINHOS, tanto na Região Metropolitana de Campinas (RMC), quanto no Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), e na maioria das cidades do Estado de São Paulo. Em VINHEDO, até a semana passada, ainda havia estoque da vacina.
Segundo Evandro Oliveira, diretor da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de LOUVEIRA, o problema não é municipal, causado por eventual falta de verbas, mas estadual e nacional,pois a responsabilidade pela aquisição e fornecimento é do Governo Federal.
Em VALINHOS, a Prefeitura avalia até a possibilidade de adquirir a vacina por conta própria.
A pentavalente protege contra a difteria, tétano, coqueluche, a bactéria haemophilus influenza tipo b (responsável por infecções no nariz e na garganta, entre outros) e hepatite B. As crianças devem tomar 3 doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade.
Questionado, o Ministério da Saúde informou que no Brasil havia 10,3 milhões de doses aguardando a finalização de trâmites administrativos para liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Nesta semana, após recebimento de parecer emitido pela OPAS/OMS, a Anvisa autorizou a liberação da baixa de termo de guarda das cargas que estão no País e está finalizando a liberação das doses. Depois desse processo, as amostras são analisadas pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade (INQS). A previsão é que a vacina esteja disponível para distribuição aos estados emunicípios nas próximas semanas”, finalizou a nota do Minsitério

















