REGIÃO: Vacinação contra H1N1 começa hoje, mas será feita por etapas

VAL_Vacinação_Crédito PMValPor determinação do Governo do Estado de São Paulo a vacinação contra a gripe H1N1 que tem início hoje, 30, será feita por etapas. A primeira etapa, a partir do dia 30, é destinada a pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, e mamães recentes e profissionais de saúde que trabalham em hospitais e unidades de pronto atendimento públicos e privados e nas Unidades Básicas de Saúde. A segunda etapa será realizada a partir de 9 de maio para pessoas com doenças crônicas e outros profissionais de saúde.

Em VALINHOS, as imunizações podem ser feitas nas 13 UBS’s, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Saúde a meta é vacinar 22.589 pessoas do grupo prioritário, sendo: 5.795 crianças de 6 meses a menores de 5 anos, 1.041 gestantes, 171 puérperas, 2296 trabalhadores em saúde e 13.286 maiores de 60 anos. A vacina de gripe é atualizada todos os anos para adequá-la aos vírus circulantes naquela estação e sua composição é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela protege contra três tipos da doença: H1N1, H3N2 e Influenza B.

Em Vinhedo

Para os vinhedenses as regras e datas são as mesmas da cidade vizinha. No decorrer da campanha, todas as unidades de saúde da cidade farão a vacinação, de segunda-feira a sexta, de acordo com o horário de funcionamento de cada sala de vacina. A expectativa é vacinar 80% do público alvo, cerca de 15 mil pessoas.

Com relação aos acamados, os responsáveis ou representantes devem comparecer pessoalmente à Unidade Básica de Saúde mais próxima, no horário de funcionamento de cada posto, para informar os dados pessoais, telefone e endereço da pessoa que receberá a imunização em casa. A vacina será aplicada cumprindo as etapas estabelecidas pela Secretaria do Estado de Saúde, ou seja, a partir do dia 9 de maio para idosos e a partir do dia 16 para pessoas com comorbidades.

Em Louveira

As etapas também são válidas para os grupos que serão vacinados em LOUVEIRA. Ou seja, antes de se dirigir aos postos de saúde é necessário conferir se o grupo ao qual pertence está na data de vacinação. Mais informações pelo telefone (19) 3948-5300. Lembrando que hoje, 30, todos os postos de saúde estarão funcionando em função da vacinação, com exceção do posto de saúde do bairro Monterrey.

 

468 ad