REGIÃO: Veja como ficam as comemorações do ‘7 de Setembro’ nas cidades

Mais uma vez, devido a contenção de despesas, algumas cidades já estão celebrando o ‘Dia da Independência’ nas escolas, e não terão o tradicional desfile. Acompanhe como vai ser o 7 de Setembro’ em cada município em que a FOLHANOTÍCIAS está presente:

VALINHOS
A Prefeitura de VALINHOS está promovendo um trabalho de cidadania para fortalecer os laços entre a comunidade e as escolas da Rede Pública de Ensino nas comemorações do Dia da Independência, 7 de Setembro. Este ano as atividades serão descentralizadas, como já ocorreu em 2017, e cada escola vai preparar sua programação, envolvendo a participação de alunos, professores e pais. O evento será aberto a todos os moradores.
“Todas as escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental deverão organizar uma bem variada e significativa celebração de 7 de Setembro na sua sede. A programação deve envolver o maior número possível de alunos, garantindo a presença dos mesmos, de seus pais e comunidade do entorno”, disse o secretário de Educação, Zeno Ruedell.
Segundo o secretário, essa iniciativa foi adotada no ano passado com resultados muito positivos. Ele lembrou que a participação da comunidade na escola e dos pais na vida escolar dos estudantes cria vínculos importantes na educação e fortalece o interesse dos alunos pelo aprendizado. “A participação dos pais e da comunidade é fundamental para valorizar o conhecimento, promover a cidadania e melhorar o desempenho dos estudantes”, acrescentou. Cada escola vai trabalhar o conteúdo de sua programação, aberta à participação da comunidade. Com esse novo modelo, a Prefeitura deixa de realizar o desfile de rua no dia 7 de Setembro. A medida representa economia para o município com gastos diretos e indiretos para a realização de um evento centralizado, como a montagem das estruturas de tendas e arquibancadas, além da mobilização com trânsito, transporte dos estudantes e segurança
VINHEDO

Durante os dias 4, 5 e hoje (6), as escolas da Rede Municipal de Ensino de VINHEDO realizam nas próprias unidades a Semana da Pátria, com diversas atividades cívicas em comemoração ao 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Neste ano, o tema definido para o evento nas escolas é “Ética e Democracia”.  “A intenção é tornar a escola um ambiente acolhedor, ético e democrático de aprendizagem, resgatando e desenvolvendo valores importantes para a convivência em sociedade, como amor, paz, justiça, ética, respeito, tolerância, amizade, promovendo a interação, desenvolvimento e aprendizagem”, afirma o prefeito Jaime Cruz.

A opção pela comemoração cívica na escola é uma decisão conjunta entre a Secretaria de Educação e a Direção das Escolas Municipais, pois permite uma participação maior de todos os envolvidos, o que não acontece num desfile onde há somente uma representação da escola. Dentre as atividades cívicas que acontecerão nas escolas estão: hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional e Hino da Independência, apresentação da fanfarra, músicas, jograis, declamação de poemas, confecção de lembranças, leitura de textos e dramatização.

ITATIBA

Com a Praça da Bandeira passando por obras de revitalização, o Desfile Cívico de 7 de setembro ganha novo endereço. A partir das 9 horas de amanhã (7), o Parque da Juventude, em ITATIBA, receberá escolas, forças de segurança como a Guarda Municipal, Defesa Civil, Tiro de Guerra e o Departamento de Bombeiros, para mais um ano da tradição que marca a Independência do Brasil. O tema desse ano é “Educação e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade”, que fará uma viagem pela história da educação em Itatiba, começando em 1896 até os dias atuais.

“Em 2018, a Secretaria de Educação está preparando um grande evento, durante toda a semana, para comemoração da Semana da Pátria. Além das atividades nas escolas, o dia 7 de setembro, no Parque da Juventude, contará com o desfile cívico e a participação de todas as escolas públicas municipais. A direção, professores e alunos irão mostrar em uma sequência cronológica a história de cada escola em Itatiba, o bairro e sua comunidade. Convidamos toda a população de ITATIBA para prestigiar esse grande evento da Prefeitura de Itatiba”, afirmou o Secretário de Educação, Anderson Sanfins. Também participarão do desfile a APAE, o Sr. Zico da Caixa e seu famoso jipe, a Melhor Idade do Fundo Social de Solidariedade, a equipe de Ginástica Artística do Polo Oeste, o Clube de Aventureiros e Desbravadores, Bombeiro Mirim, COJADI, alunos do PROERD e o Motoclube Cérebros Estradeiro. As escolas já estão se empenho na confecção dos enfeites que vão levar à avenida para contar o seu tema.

LOUVEIRA

A Prefeitura de LOUVEIRA, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai realizar o tradicional desfile de 7 de Setembro em comemoração ao dia da Independência do Brasil. Com o tema “Independência: nós somos e fazemos o país!”, os desfiles começam às 9h com participação das instituições de Ensino Municipal Infantil e Fundamental, além de escolas estaduais e particulares. A fanfarra fica por conta das escolas rurais, do CEIL Centro e da escola Ladeira, além das apresentações da Corporação Musical Progresso Louveirense e da Banda Marcial de LOUVEIRA. A comemoração também conta com o desfile da tropa da Guarda Municipal, da Clínica Interdisciplinar Educacional de LOUVEIRA (Cielo) e com apresentações das Secretarias Municipais de Esporte e de Cultura e Eventos. O desfile tem início na Avenida Ricieri Chiqueto na altura da Rua Antônio Chicalhone e percorre a Rua Santo Scarance até a dispersão na Praça Padre Pedro Sanches.

 

468 ad