VALINHOS: 1ª ExpoAgro e 11ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper continuam
Criadores de ovinos de todo o Brasil continuam apartando os melhores animais para competir nos julgamentos da ‘1ª ExpoAgro e 11ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper’ (raças especiais de ovelhas), que começou ontem (3 de outubro) e segue até domingo (8 de outubro), no Parque Monsenhor Bruno Nardini, em VALINHOS. A expectativa é reunir, nos leilões e julgamentos, cerca de 800 animais oriundos de mais de 60 cabanhas de São Paulo, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal, entre outros Estados.
A programação conta ainda com workshops, balcões de negócios, premiação dos melhores das raças Dorper e White Dorper, leilões, shows sertanejos, espaço kids com minifazenda e roteiros de agroturismo, além de uma praça de alimentação estruturada, com food trucks, circuito gastronômico e cursos voltados a adultos e crianças, ministrados por 27 chefs. Essa última atração é coordenada pela chef Fabi Prado, apresentadora do programa “Sabor da Cultura”. Todos os pratos são elaborados com cortes de ovinos meio-sangue Dorper ou White Dorper e cogumelos comestíveis, demonstrando os diferencias das duas raças no segmento gastronômico.
Espera-se um público de 60 mil pessoas na cidade, que é conhecida como a Capital do Figo Roxo e agora também mostra vocação como celeiro nacional das raças Dorper e White Dorper. “VALINHOS, ao sediar pela primeira vez um evento deste porte, reafirma sua importância na economia local e regional, projetando o nome da nossa cidade como um dos mais importantes locais onde as duas raças são criadas”, afirmou o prefeito Orestes Previtale.
Com promoção da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper (ABCDorper) e Monte Cogumelos, o evento é apoiado pela Prefeitura Municipal de VALINHOS. “Pensamos em um evento atrativo à toda família, com atividades para adultos e crianças, além de criar um ambiente favorável para negócios e troca de experiências”, revela José Monteiro, proprietário da Monte Cogumelos, empresa especializada em fungicultura que abastece a alta gastronomia regional com quase uma tonelada/mês de cogumelos das variedades Shimeji Branco, Shimeji Cinza, Hiratake Ostra, Paris, Shitake e Hiratake Salmão.