VALINHOS: Animais silvestres são devolvidos à natureza
Ontem, terça-feira, 29, treze animais silvestres em situação de risco foram devolvidos à natureza, por meio de convênio entre a Prefeitura e a ONG ‘Mata Ciliar’ que presta serviços ao município no resgate e lar temporário das espécies encontradas ou apreendidas em VALINHOS.
De acordo com a Guarda Ambiental de VALINHOS, foram soltos na Fazenda Buracão, próxima à Serra dos Cocais, dois canários da terra, um trinca-ferro, um sanhaço-bandeira, um gavião, cinco corujas e três saruês (gambás). Além do lar temporário e resgate, a organização também cuida da reabilitação dos animais encontrados antes de integrá-los novamente ao habitat natural.
CONVÊNIO
Desde 2014, a Prefeitura tem lei autorizando o convênio, mas o mesmo só foi efetivado no ano passado. Em dois anos, cerca de 100 animais provenientes do município, tais como: lobo guará, iguana, cachorro do mato, papagaios e onça já foram resgatados e devolvidos à natureza. Com 30 anos de atuação, a ONG é sediada na Serra do Japi em Jundiaí e mantém parceria com vários municípios da região, entre eles: LOUVEIRA, Indaiatuba, Bragança, Itatiba e Cabreúva.