VALINHOS: Após onda de furtos, Prefeitura inicia operação de retirada de monumentos históricos

Após uma série de furtos, a Prefeitura de VALINHOS iniciou, nesta semana, uma operação para retirada de bustos e placas de bronze de monumentos históricos colocados em praças e vias públicas da cidade. Nos últimos dois meses, cinco monumentos feitos do metal, de alto valor comercial, foram levados.

De acordo com a Administração Municipal, os casos ocorrem sempre à noite e a investigação da Polícia aponta que a ação pode ser feita por uma quadrilha especializada. O busto do Monsenhor Bruno Nardini foi furtado na madrugada do dia 22 de setembro no Largo da Matriz, no Centro.

A primeira ocorrência foi o furto do Monumento aos Imigrantes, próximo à Estação Ferroviária, também no Centro. Além desses, placas de inauguração da reforma de um túnel, da Rodovia Flavio de Carvalho e da ponte sobre o Ribeirão Pinheiros também no Centro da cidade foram levadas nos últimos dias.
Segundo a Prefeitura, no lugar do busto e placas serão colocadas placas de aço escovado com as identificações e datas dos monumentos. Os originais serão guardados em um local seguro e a Prefeitura pretende criar um espaço para exibir os monumentos retirados.

A operação de remoção envolve a Secretaria de Obras e Serviços e a Secretaria de Segurança e Cidadania. A Administração ainda alerta a população para acionar a Guarda Municipal de VALINHOS pelo telefone 153 em caso de qualquer ocorrência. (Fonte: G1/PrefeituradeVALINHOS).

Busto do Monsenhor Bruno Nardini foi furtado na madrugada do dia 22 de setembro no Largo da Matriz, no Centro.

468 ad